AchèAchè
search
Título

Quais são as principais causas de manchas escurecidas no rosto?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como função ser a primeira barreira do corpo contra agressores externos como os fungos, bactérias, raios solares e produtos químicos e físicos. Muitas vezes os cuidados com a pele são negligenciados, o que pode favorecer o aparecimento de diversos problemas, como as indesejadas manchas escurecidas. 
As manchas escuras na pele são resultado de um processo de hiperpigmentação, no qual há um aumento na produção de melanina, impulsionado, entre outros fatores, pela exposição sem proteção ao sol. Mais que um incômodo estético, elas podem indicar a presença de doenças como o câncer de pele, por isso, é indispensável procurar um dermatologista para identificar as causas e tratá-las especificamente.

Manchas escurecidas podem indicar câncer de pele


“As principais causas de manchas são as
efélides (sardas), lentigos, melasma, hipercromia pós inflamatória e o câncer de pele. Efélides, lentigos e melasma são genéticos e piorados pelo sol. Já a hipercromia pós-inflamatória é todo escurecimento da pele após um processo inflamatório, pode ser por uma acne, por microtraumas pelo ato coçar ou manipular uma lesão de acne, ou mesmo por puxar a pele após um peeling”, explica a dermatologista Marcella La-Rocque.
A médica diz ainda que o câncer de pele tem como fatores de risco o histórico familiar, o fototipo (pele clara e olhos claros, por exemplo), o histórico de queimaduras solares e também a exposição ao sol sem proteção adequada.
O tratamento varia de acordo com a causa da mancha escurecida e com o tipo de pele. As peles morena e negra, por exemplo, mancham com mais facilidade. Nos casos de lentigos, efélides, hipercromias pós-inflamatórias e melasma, as manchas podem ser atenuadas por meio do uso de ácidos de uso diário, peelings químicos e lasers. Já nos casos de câncer de pele, podem ser feitas intervenções cirúrgicas.

Protetor solar é fundamental para evitar as manchas


É possível evitar o aparecimento dessas manchas escurecidas. Para isso,
é primordial o uso diário de protetor solar, mesmo em dias de inverno. É recomendado usar os filtros com fator de proteção (FPS) acima de 30 e que protegem contra os raios ultravioletas B e com PPD (fator que mede a proteção contra os raios ultravioleta A) acima de 12. Usar chapéus, bonés e guarda-sol também auxilia na proteção.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes