Diversos fatores podem levar ao surgimento de manchas na pele. Os principais tipos de manchas, segundo o dermatologista Bruno Vargas, são melasma, melanose solar, vitiligo e hiperpigmentação pós-inflamatória, que engloba aquelas causadas pela acne e as manchas nas axilas.
Depilação pode provocar manchas nas axilas
Uma das principais causas de manchas nas axilas é a depilação. “Se houver algum processo inflamatório local, é possível que ocorra um quadro chamado de hipercromia pós-inflamatória, que leva ao aumento da produção de melanina e, consequentemente, causa manchas escuras na pele, que tendem a ser transitórias”, afirma o profissional.
Essa inflamação local exagerada pode ser causada por um mau uso da tecnologia de depilação ou por erros na técnica de aplicação das substâncias depilatórias. “Existem tratamentos que visam melhorar a pigmentação, tais como cremes clareadores, hidratação local e lasers. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, explica o especialista.
Luz solar pode causar manchas na pele
Já a melanose solar é caracterizada por manchas escuras desencadeadas pela exposição ao sol, que aumenta a produção de melanina. O problema é tratado com cremes clareadores, peeling químico ou luz pulsada intensa. As manchas causadas pelas espinhas têm tratamento parecido, recorrendo ao laser, ao peeling químico ou físico e aos cremes clareadores.
Outro tipo de mancha, que ainda não tem cura, é o melasma. A condição pode ser causada por vários fatores, como radiação solar, gravidez, doenças e alterações hormonais. De acordo com o Dr. Bruno Vargas, o tratamento, que tem como objetivo controlar o melasma e melhorar as manchas, pode ser feito com laser, em casos selecionados, ácido tranexâmico e outras abordagens orais que potencializam o resultado.
Foto: Shutterstock