Apesar de ser um sinal típico da adolescência, a acne também pode ser vista em adultos. Trata-se de um problema que surge por causa do acúmulo de sebo e restos de células que acaba obstruindo os folículos pilosos, estruturas minúsculas da pele por onde nascem os pelos. As espinhas, como as acnes são popularmente chamadas, podem incomodar devido à sua aparência, mas costumam deixar manchas mesmo depois de tratadas.
Clareadores em forma de gel diminuem manchas causadas por espinhas
“As espinhas podem provocar manchas porque são processos inflamatórios da pele. Uma inflamação altera a atividade dos melanócitos, aumentando a quantidade de melanina na área. Além disso, com o processo inflamatório, algumas células podem se romper e derramar o pigmento nas camadas da pele”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.
Uma das formas de tratar essas manchas causadas pela acne é recorrer aos clareadores na forma de creme ou gel, que diminuem as imperfeições da pele e ajudam a torná-la mais uniforme. A especialista cita ainda outros mecanismos: “As manchas podem ser tratadas com o uso de protetores solares, peelings químicos e tecnologias da luz, como laser e luz pulsada”.
Espremer a acne ajuda a formar manchas na pele
O ideal, segundo a médica, é iniciar o tratamento das manchas depois de obter o controle da acne, já que novas lesões na pele podem provocar novas manchas. Mas, a profissional diz que, hoje, a Dermatologia já dispõe de tratamentos que reúnem o melhor dos dois mundos: possibilitam controlar a acne e fazer o clareamento da pele ao mesmo tempo.
Para evitar o surgimento das manchas, é importante abandonar um velho vício relacionado às espinhas. “Quando se manipula as lesões da acne de maneira inadequada, pode ocorrer uma piora desse processo inflamatório”, explica Vanessa. Espremer as espinhas, portanto, resulta no aumento da hiperpigmentação da pele que dá origem às manchas e é algo que somente deve ser feito por um dermatologista.
Foto: Shutterstock