search
Título

O que são os distúrbios de hiperpigmentação da pele?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Os distúrbios de hiperpigmentação da pele se caracterizam pelo escurecimento da mesma, com o aparecimento de manchas de tonalidades, em geral, variantes do marrom, mas que também podem ser cinzas, pretas ou até mesmo esverdeadas. O quadro se dá pelo fato do corpo produzir em excesso a melanina, pigmento que determina a cor da pele.
“O termo distúrbios de hiperpigmentação da pele é genérico e engloba vários distúrbios da pele. Em todos os casos, o que ocorre é a produção em excesso de melanina (pigmento da pele) ou uma proliferação dos melanócitos (células produtoras de melanina), causando as manchas escuras”, explica a dermatologista Karina Lopes.

Tipos de distúrbios de hiperpigmentação da pele e cuidados com o sol


Segundo a médica, as alterações mais frequentes relacionadas à hiperpigmentação da pele são a hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas escuras residuais que resultam de processos inflamatórios variados), o melasma e as melanoses solares (ou manchas senis) induzidas pelo sol.
A exposição solar, pode piorar os efeitos do distúrbio, inclusive.

“Sabe-se que o principal indutor da atividade dos melanócitos e da produção de melanina é a radiação ultravioleta. Por isso, a principal forma de prevenção e peça chave no tratamento dos distúrbios de hiperpigmentação é a proteção solar adequada”. Para isso, deve-se usar filtro solar sempre e proteger bem as áreas com manchas.

Tratando os distúrbios de hiperpigmentação da pele


O tratamento pode ser feito por meio de
medicamentos clareadores de uso tópico e até mesmo opções de antioxidantes orais prescritos pelo dermatologista. “Peelings químicos, lasers e outros procedimentos realizados em consultório dermatológico também são opções terapêuticas. Em casos de lesões pigmentadas suspeitas ou malignas, o tratamento cirúrgico se impõe”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade

Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo […]

Artigos
Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?

Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a […]

Artigos
Qual é a melhor maneira de se proteger dos mosquitos durante a noite?

Os mosquitos que mais aparecem à noite pertencem ao gênero Cullex, popularmente conhecido como pernilongo, que é conhecido pelo seu incômodo zumbido e pela irritação local gerada por sua picada. Porém, outros mosquitos também podem aparecer neste período do dia. Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como […]

Converse com um dos nossos atendentes