AchèAchè
search
Título

Combate às manchas: quais são os principais ativos clareadores de pele?

Acne e manchas de pele
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

As manchas na pele são causadas, entre outros fatores, pela exposição ao sol, pelo envelhecimento do corpo e até mesmo pelo câncer. O combate às manchas passa pela proteção da pele contra esses agentes, mas muitas pessoas esquecem ou ignoram a importância da prevenção. Mas, nem tudo está perdido: é possível se livrar das manchas com o uso de clareadores de pele.
Os ativos clareadores de pele atuam de maneiras diferentes, mas com o objetivo comum de impedir a ação da melanina. “Um dos mecanismos usados é a inibição da síntese de melanina, que pode ser por meio da oxidação e inativação da tirosinase, enzima que produz a melanina”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque. Outra forma citada pela médica é o estímulo à degradação da melanina.

Quais são os ativos clareadores de pele mais utilizados?


Uma fórmula muito utilizada na pele, segundo a profissional, é a associação entre hidroquinona 4% e tretinoína 0,025%. “A tretinoína permite a entrada de hidroquinona na pele que, por sua vez, impede a produção de melanina, bloqueando a enzima tirosinase”, afirma Gabriella. 

Existem ainda uma série de outros clareadores que auxiliam no combate às manchas de pele, como o mequinol. Trata-se de um despigmentante utilizado junto à vitamina C que inibe a produção de melanina e aumenta sua excreção.

Outras substâncias removedoras de manchas

O ácido kójico também é bastante empregado no clareamento da pele por sua ação suave: ele não causa irritações e pode ser usado durante o dia. Ele acaba com as manchas, inibindo a formação de melanina. São também utilizados o ácido elágico e a nicotinamida.
Entretanto, antes de iniciar o uso de qualquer substância, é importante se consultar com um dermatologista. O profissional poderá avaliar o caso, verificar a razão para o surgimento das manchas e dar as orientações corretas para que o tratamento seja eficaz.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Melasma: saiba quais são as causas e o tratamento do problema

A principal causa do desenvolvimento do melasma é a exposição solar inadequada, ou seja, sem proteção. Por isso, a forma mais eficiente e simples de evitar o problema é aplicar diariamente o filtro solar, especialmente nos horários em que a incidência dos raios ultravioleta é mais intensa e o seu contato com o sol é maior. Cuidados […]

Artigos
Um sabonete para acne pode ser utilizado por qualquer pessoa?

Pessoas que sofrem com acne precisam se submeter a uma série de procedimentos que fazem parte do tratamento para melhorar a saúde da pele e um deles é o uso de sabonete especial. Produzido exclusivamente para quem tem espinhas, este sabonete não deve ser utilizado por aqueles que não precisam. Sabonete para acne pode causar […]

Artigos
Como saber se uma mancha na pele é perigosa para a saúde?

Existem diferentes tipos de manchas na pele, alguns inofensivos e outros que podem indicar um quadro perigoso. As manchas mais comuns são as escuras, causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Além da tonalidade, outros sinais das manchas podem servir de alerta para indicar possíveis riscos. “No caso do melanoma, que é o […]

Converse com um dos nossos atendentes