search
    Título

    Combate às manchas: quais são os principais ativos clareadores de pele?

    Uncategorized

    Por

    As manchas na pele são causadas, entre outros fatores, pela exposição ao sol, pelo envelhecimento do corpo e até mesmo pelo câncer. O combate às manchas passa pela proteção da pele contra esses agentes, mas muitas pessoas esquecem ou ignoram a importância da prevenção. Mas, nem tudo está perdido: é possível se livrar das manchas com o uso de clareadores de pele.
    Os ativos clareadores de pele atuam de maneiras diferentes, mas com o objetivo comum de impedir a ação da melanina. “Um dos mecanismos usados é a inibição da síntese de melanina, que pode ser por meio da oxidação e inativação da tirosinase, enzima que produz a melanina”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque. Outra forma citada pela médica é o estímulo à degradação da melanina.

    Quais são os ativos clareadores de pele mais utilizados?


    Uma fórmula muito utilizada na pele, segundo a profissional, é a associação entre hidroquinona 4% e tretinoína 0,025%. “A tretinoína permite a entrada de hidroquinona na pele que, por sua vez, impede a produção de melanina, bloqueando a enzima tirosinase”, afirma Gabriella. 

    Existem ainda uma série de outros clareadores que auxiliam no combate às manchas de pele, como o mequinol. Trata-se de um despigmentante utilizado junto à vitamina C que inibe a produção de melanina e aumenta sua excreção.

    Outras substâncias removedoras de manchas

     

    O ácido kójico também é bastante empregado no clareamento da pele por sua ação suave: ele não causa irritações e pode ser usado durante o dia. Ele acaba com as manchas, inibindo a formação de melanina. São também utilizados o ácido elágico e a nicotinamida.
    Entretanto, antes de iniciar o uso de qualquer substância, é importante se consultar com um dermatologista. O profissional poderá avaliar o caso, verificar a razão para o surgimento das manchas e dar as orientações corretas para que o tratamento seja eficaz.
    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes