AchèAchè
search
Título

Quais são os tipos mais comuns de manchas na pele?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O sol nos traz muitos benefícios, desde estimular a produção de neurotransmissores no cérebro que promovem a sensação de bem-estar, como a serotonina; ser essencial para promover a síntese de vitamina D no corpo; possuir atividade anti-inflamatória e imunomoduladora, entre outros.

Por outro lado, o principal risco da exposição solar em excesso e a proteção inadequada do filtro solar é a ocorrência de câncer de pele. “Os cânceres de pele chamados ”não melanoma” são os tipos mais comuns entre todos os cânceres (25% do total) e mais de 90% dos casos são relacionados à exposição solar”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim.

Quais são os tipos mais comuns de manchas?

Além disso, o sol é o principal responsável pelo chamado envelhecimento da pele, levando ao surgimento de rugas, manchas, afinamento da pele e flacidez. Há diversos tipos diferentes de manchas escuras na pele. “Os tipos mais comuns são as melanoses solares; os melasmas; as hipercromias pós-inflamatórias e as fitofotodermatoses”, enumera Lilia.

A melanose solar são manchas castanhas bem delimitadas e planas que aparecem devido à exposição solar crônica, sendo mais comuns nos antebraços e no rosto.

  • O melasma pode ser causado por diversos fatores, com componente hormonal importante, que tem como desencadeantes principais o sol e a luz visível. Mais comum na face e é caracterizado por manchas castanhas.
  • A hipercromia pós-inflamatória, como o nome diz, ocorre depois de lesões inflamatórias na pele, sendo comuns em quadros de acne, e o sol pode agravar essas manchas.
  • Por fim, a fitofotodermatose são as famosas manchas de limão, que surgem principalmente nas mãos depois da exposição ao sol combinada com o contato com frutas cítricas.

O filtro solar é a principal e mais importante proteção

Para se proteger diariamente do sol é fundamental proteger a pele sempre. “O erro mais comum é achar que deve-se aplicar o filtro apenas quando está na praia. Ele é um hábito saudável e deve ser regular a partir dos 6 meses de idade e para toda a vida”, aconselha a dermatologista.

Lilia indica um filtro solar com proteção contra os raios UVA e UVB, de fator de proteção solar mínimo 30 e que apresente cosmética agradável para a sua pele. Na aplicação, não deve-se esquecer de pescoço, colo e braços, além do rosto. Em situações de exposição solar intensa, a reaplicação deve ocorrer a cada 3 horas.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A ansiedade pode atrapalhar o tratamento da pressão alta?

Pacientes com pressão alta precisam tomar certos cuidados, mesmo que estejam tratando adequadamente o problema. Isso porque alguns fatores podem atrapalhar o tratamento em questão, tais como a ansiedade. Portanto, pacientes que sofrem de hipertensão e ansiedade precisam tratar de ambas simultaneamente para diminuir os riscos de problemas. Ansiedade e pressão alta “A ansiedade pode […]

Artigos
A cirurgia para tratar endometriose oferece algum risco à mulher?

A endometriose, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), atinge cerca de 10% das mulheres em idade fértil. Entre os principais problemas causados pela doença estão dores na região pélvica, ao urinar, dispareunia (dor durante relações sexuais), cólica menstrual intensa, sangramentos e infertilidade. Algumas pacientes podem precisar de cirurgia para tratar […]

Artigos
Exercícios físicos e perda de peso ajudam no tratamento de varizes?

Conviver com varizes pode ser penoso para muitas pessoas devido à dor, ao desconforto e à possibilidade de afetar a qualidade de vida e a autoestima. Essa doença é caracterizada pelas veias dilatadas e tortuosas, localizadas em sua grande maioria na região das pernas. Alguns fatores, como o sobrepeso e o sedentarismo, podem afetar o […]

Converse com um dos nossos atendentes