O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelos tipos 1 e 2 do vírus herpes simples. A infecção, em muitos casos, é assintomática, ou seja, não chega a causar crises nos pacientes infectados. Já outras pessoas podem sofrer com os sintomas e alguns deles estão presentes em outras infecções que também atingem a área das genitálias.
Herpes genital tem sintomas de outras DSTs
“O herpes genital pode apresentar, num primeiro momento, ardência, coceira e pequenas feridas, sintomas semelhantes aos de outras infecções que afetam essa região”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. Outros sintomas frequentes do herpes são vermelhidão na pele, dor ao urinar e formigamento.
Dependendo da sintomatologia, um paciente pode confundir o quadro com uma infecção urinária, que provoca ardência para urinar. A sífilis, outra infecção sexualmente transmissível, também divide sintomas com o herpes genital, como febre, manchas vermelhas e úlceras genitais.
Como é feita a diferenciação de outras infecções?
A diferenciação entre essas diferentes condições pode ser feita a partir de um sintoma bem característico do herpes genital. “É possível diferenciar das outras doenças que atingem a região pelas vesículas, bolinhas agrupadas que surgem com líquido dentro“, informa a médica, que lembra que os sintomas podem demorar de 3 dias a 2 semanas depois da relação sexual responsável pelo contágio para aparecer.
No consultório médico, o diagnóstico geralmente é feito com base na observação dos sintomas e no histórico do paciente. No entanto, em caso de dúvida, o profissional pode pedir alguns exames, como exame de sangue, coleta de uma amostra da ferida e o PCR (reação de polimerase em cadeia), teste que analisa o DNA humano.
Foto: Shutterstock