AchèAchè
    search
    Título

    Herpes: Entenda a relação de fatores como o sol, estresse e consumo de chocolate com a manifestação das feridas

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Marisa Fujimura

    26 de dezembro de 2019

    A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que aproximadamente 99% da população mundial já entrou em contato com o vírus do herpes simples. São dois tipos do mesmo vírus, o HSV-1 e o 2, que desencadeiam uma infecção que costuma se manter assintomática até que alguns fatores estimulem o aparecimento das feridas. O sol, o estresse e até o consumo de chocolate podem ser alguns desses gatilhos. Entenda!

    Sol favorece a ação do vírus do herpes


    “Fatores como excesso de sol e estresse deixam o sistema de defesa fragilizado, dificultando a ação dos linfócitos (células de defesa) para combater a presença do vírus no nosso organismo. Já o chocolate tem arginina, uma substância que favorece a ação do herpes. Seu excesso, portanto, deve ser evitado nos períodos de crise”, explica a dermatologista Marisa Fujimura.

    O herpes causa dor, vermelhidão, coceira e lesões na pele. A exposição ao sol, sobretudo sem proteção, pode intensificar esses sintomas, visto que os raios UV, além de fragilizar as defesas do corpo, ressecam a pele, tornando-a ainda mais vulnerável. 

    Alimentos com muito açúcar inflamam o corpo


    Dra. Marisa ainda recomenda que os alimentos altamente refinados, como os ricos em farinhas brancas, e com alto teor de açúcar, como os chocolates, refrigerantes e sucos não naturais, sejam evitados para prevenir a manifestação das feridas do herpes. “Esses alimentos
    formam muitos radicais livres, que são prejudiciais para nosso metabolismo, mantendo uma inflamação constante no corpo”, explica. O aumento dos radicais livres no corpo gera um estresse oxidativo que pode favorecer o aparecimento de doenças autoimunes e degenerativas. 

    Aminoácido lisina pode ajudar no tratamento


    Estudos científicos indicaram que a
    lisina, um dos oito aminoácidos essenciais, ajuda a reduzir o desconforto e contribui para o tratamento do herpes, porque auxilia na produção de anticorpos e participa do processo de regeneração dos tecidos. A lisina pode ser encontrada em alimentos como a soja, abacate, ervilha, ovos e leite e também sob a forma de suplemento.


    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

    Tags
    alimentação
    chocolate
    estresse
    herpes
    lisina
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes