AchèAchè
search
Título

Que regiões do corpo têm mais tendência para manifestar o herpes?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O herpes é uma infecção viral que não tem cura e que causa, em geral, lesões semelhantes a espinhas e que podem gerar desconforto. A condição é causada por duas variações do mesmo vírus, HSV-1 e HSV-2, e costuma atingir diversas áreas do corpo. Mas, quais áreas são mais comuns? Conversamos com a dermatologista Cinthya Basaglia sobre o assunto. 

Sintomas atingem locais diferentes conforme a variação do vírus


“Os locais mais comuns de aparecimento do herpes simples são os lábios e a área genital”, conta Dra. Cinthya. O HSV-1, ou herpes tipo 1, geralmente atinge a área labial e o HSV-2, ou herpes tipo 2, é mais comum na região genital.
Há ainda o herpes zóster, que pode ocorrer em outras áreas do corpo, como olhos, tórax, braços e pernas. 

De acordo com a médica, a transmissão do vírus é feita, em geral, pelo contato com a área onde as feridas se manifestam. “As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas a transmissão do vírus do herpes labial geralmente se dá pela boca. O paciente pode ter uma ferida, entra em contato pelo beijo ou saliva, o vírus penetra e procura um nervo onde se aloja e fica latente até provocar uma infecção. O herpes genital é transmitido via sexual e pode aparecer nas nádegas ou região perineal”, afirma a dermatologista.

Entretanto, a maioria das pessoas tem o vírus e não sabe, já que não é afetada por sintomas. De fato, cerca de 90% da população brasileira tem herpes. Deste número, metade não sabe que é portador do vírus. Vários fatores podem desencadear uma primeira crise, como o estresse, a baixa imunidade, estado febril ou até mesmo a TPM. 

É possível se prevenir do vírus do herpes?

A prevenção ao contágio é feita evitando o contato íntimo com as lesões. Os objetos pessoais também não devem ser compartilhados. O risco de contaminação é maior ainda se as lesões estão abertas e expostas. O ideal é não partilhar toalhas, roupas e escova de dentes e, no caso do HSV-2, usar preservativos nas relações sexuais é fundamental. 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes