search
    Título

    As lesões causadas pelo herpes podem ser confundidas com espinhas?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Kaliandra Cainelli

    28 de agosto de 2019

    A infeção pelo vírus do herpes traz como principal sintoma o surgimento de lesões, cuja aparência pode se assemelhar à de uma espinha. Tal similaridade pode gerar confusão, provocando um diagnóstico tardio ou até mesmo a falta deste e, consequentemente, possíveis complicações pela falta de tratamento adequado. Contudo, não é difícil distinguir uma coisa da outra. 

    Diferenças entre lesões de herpes e espinhas


    “Ambas as lesões (herpes ou espinhas) podem doer e apresentam coloração avermelhada, aspectos em comum que podem levar à confusão. Porém, a lesão do herpes é uma vesícula, ou seja,
    uma pequena bolha, enquanto a espinha é classificada como uma pápula, nódulo ou pústula (‘bolinha de pus’)”, explica a dermatologista Kaliandra Cainelli.  
    Além disso, as feridas do herpes são acompanhadas por mais sintomas do que as espinhas, visto que se trata de um quadro bem mais complexo. “Os principais sintomas do herpes são pequenas vesículas agrupadas, vermelhidão, coceira, dor, ardência, mal estar, febre e aumento dos gânglios”, informa a médica.

    Tratamento medicamentoso contra o herpes 


    De acordo com a dermatologista, o incômodo provocado pelas lesões do herpes pode ser reduzido com algumas medidas: aplicação de gelo ou compressa gelada, ingestão do medicamento antiviral que reduz o tempo e tamanho da lesão e aplicação de pomadas antivirais e anti inflamatórias.

    Quanto aos remédios antivirais, é interessante destacar os produtos à base de lisina, um aminoácido importante no controle da doença e capaz de reduzir as infeções de repetição causadas pelo herpes simples. 

    Newsletter
    Tags
    acne
    espinhas
    herpes
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes