As feridas que aparecem nos lábios e na região genital estão entre os principais sintomas do herpes. O paciente com o vírus pode ficar um bom tempo sem sofrer com esse incômodo, mas caso volte a ter uma crise por fraqueza da imunidade, as feridas voltarão. Antes delas de fato aparecerem, o indivíduo pode começar a sentir sensações incômodas anunciando o que está por virmas neste momento não há muito o que possa ser feito.
Conheça os sintomas do herpes que precedem as feridas
“Neste momento, a única coisa que se pode indicar é: hidrate bastante os lábios (no caso de herpes labial). Infelizmente, não existe como evitar que o herpes surja após esta sensação que precede as feridas, mas a hidratação tende a amenizar as rachaduras provocadas pelo herpes”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Segundo a especialista, as sensações que precedem as feridas do herpes são, mas precisamente, as de formigamento, ardência e coceira. “É possível que, ao se iniciar logo o antiviral, o paciente não fique tão incomodado com relação à dor e às feridas. Mas isso não é garantido”, explica.
Cuidados para prevenir e tratar o herpes
O ideal, portanto, para prevenir as crises do herpes, é cuidar bem da saúde, no intuito de manter a imunidade sempre alta. Dessa forma, o organismo estará sempre resistente contra o vírus, mantendo-o inativo. Manter uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes importantes, e praticar atividade física regularmente são formas básicas de se ajudar nesse contexto.
Caso as medidas preventivas não tenham acontecido ou não tenham surtido efeito para evitar a crise, deve-se iniciar o tratamento com medicamentos o quanto antes para que os sintomas do herpes sejam amenizados o mais rápido possível e o paciente não sofra muito com os incômodos. Os remédios feitos a base de lisina merecem destaque, pois a substância reduz a capacidade de replicação do vírus e ajuda a diminuir a intensidade e recorrência das manifestações da doença.