No inverno o risco de contaminação pelo vírus do herpes aumenta, pois os lábios costumam ficar mais ressecados, muitas vezes apresentando também rachaduras. As rachaduras facilitam o surgimento de lesões de herpes, pois funcionam como porta de entrada para o vírus. A hidratação labial deixa a região mais íntegra e evita a manifestação da doença.
Hidratação dos lábios deve ser feita durante o dia inteiro
“A hidratação labial deve ser feita rotineiramente em todas as estações do ano, principalmente no inverno, época em que há maior tendência de ressecamento labial e surgimento de rachaduras e fissuras. A hidratação labial deve ser realizada várias vezes ao dia, sempre que sentirmos os lábios ressecados”, orienta a dermatologista Karina Lopes.
Segundo a especialista, a aplicação noturna tem especial importância no combate ao ressecamento labial e deve ser feita com uma generosa camada de hidratante labial antes de dormir.
Lisina ajuda no combate ao vírus do herpes
Além da hidratação, o paciente com herpes deve adotar outros cuidados para controlar os sintomas e prevenir novas crises, como ter uma alimentação balanceada e rica em lisina. Este aminoácido é muito importante para reprimir o vírus do herpes, impedindo a sua multiplicação. Pode ser encontrado tanto na comida (carne, frango, peixe, leite e derivados), quanto em medicamentos próprios para suplementação.
“Prática de atividades físicas, controle do estresse e cuidados com a saúde também são importantes formas de prevenir recorrências do herpes, visto que ajudam a manter a integridade do sistema imunológico. Além disso, proteção solar adequada é essencial na prevenção e controle dos sintomas”.
Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665
Foto: Shutterstock