O herpes simples pode ser causado por dois tipos de vírus – o tipo 1 e o tipo 2. Quando estes se manifestam, aparecem os sintomas, que são lesões na pele. Estas aparecem, principalmente, na cavidade oral e lábios e na região genital. Normalmente, as crises não causam dor, mas isso varia de acordo com o paciente e de outros fatores.
Sintomas e sensações provocados pelo herpes
“É mais comum que o paciente sinta uma sensação de formigamento, coceira ou leve queimação antes do aparecimento das pequenas bolhas que evoluem para lesões com crostas e ulcerações, do que sentir dor. De todo modo, as lesões genitais são as que costumam ser mais doloridas”, informa a dermatologista Alexandra Bononi.
Segundo a especialista, o tempo de duração dos sintomas é de 7 a 14 dias, e a frequência das crises varia de pessoa para pessoa, dependendo de seu estado imunológico. Em muitos casos, o vírus do herpes fica no organismo do paciente sem se manifestar e isso só acaba acontecendo quando os mecanismos de defesa estão defasados.
Tratamento para controlar sintomas do herpes
“Em tempos de crise de herpes com dor local, o que se recomenda fazer para alívio dos sintomas é limpeza com compressas de água boricada e usar cremes com antibióticos. Mas o tratamento com antivirais via oral é o mais efetivo e deve ser indicado pelo médico dermatologista”, afirma Bononi.
Em relação aos medicamentos, aqueles que utilizam lisina em sua composição merecem destaque especial, pois este aminoácido é apontado por estudos como agente importante na redução de infecções de repetição causadas pelo herpes. Essa substância também é encontrada na alimentação, então uma dieta específica também pode ajudar a controlar os sintomas.
Foto: Shutterstock