AchèAchè
search
Título

Qual é a diferença entre vasinhos, microvarizes e varizes? Especialista explica!

Varizes

Por Dra. Caroline do Valle Rotter

19 de outubro de 2023

Você sabe a diferença entre vasinhos, microvarizes e varizes? As varizes são um problema para muitas pessoas e podem causar dor e desconforto. No entanto, é importante lembrar que nem todas as varizes são iguais. Existem ainda as microvarizes e até mesmo os vasinhos nas pernas, que têm pequenas diferenças entre si. Para entender melhor quais são as peculiaridades de cada um, convidamos a cirurgiã vascular Caroline Rotter para explicar o assunto!

Qual a diferença entre varizes e microvarizes?

De acordo com Dra. Caroline, a diferença principal entre os vasinhos, as microvarizes e as varizes são a gradação do problema: “Existem diversos graus de evolução da doença e, para diferenciá-los, foram criados termos não técnicos que facilitam o entendimento tanto do tratamento de varizes quanto do estágio da doença. Dentre esses termos, podemos citar: vasinhos, microvarizes e varizes”.
Segundo a especialista, elas são diferenciadas pelo tamanho. “As varizes propriamente ditas se desenvolvem nas veias safenas e suas tributárias ou nas chamadas veias reticulares, que são mais profundas e calibrosas. Elas costumam ter diâmetros que podem variar entre 2 milímetros ou mais e podem ser visíveis ou palpáveis a depender do calibre e do grau de evolução da doença”, diz a médica. 
As veias acometidas por vasinhos e microvarizes, entretanto, recebem outro nome: “São as chamadas teleangiectasias no linguajar técnico, ou seja, veias pequenas, mas visíveis a olho nu e que muitas vezes trazem desconforto estético para os pacientes. Como características, podemos encontrar diferentes colorações, desde mais avermelhadas e arroxeadas a esverdeadas, e diâmetros entre 0,1mm e 1mm”.

Varizes e vasinhos nas pernas podem ser hereditários

A cirurgiã vascular explica que vasinhos e microvarizes não se transformam em varizes maiores, já que aumentam em quantidade e não em calibre. O que causa vasinhos nas pernas e outros tipos de varizes, entretanto, pode variar: “As varizes têm um componente hereditário e uma predisposição individual para o seu aparecimento. Existem alguns fatores que podem piorá-los: ganho de peso, terapia estrogênica, exposição solar, sedentarismo e até mesmo a gestação”. Ainda assim, Dra. Caroline reforça que é possível evitar o problema com atividades físicas, uso de meia de compressão e protetor solar. 
Mas como tratar microvarizes, varizes e vasinhos? Segundo a especialista, o tratamento é individualizado e demanda a avaliação de um cirurgião vascular: “Na maioria das vezes, veias menores que 2mm podem ser tratadas em consultório com substâncias que fecham o vaso (escleroterapia) ou combinando esta técnica com laser transdérmico. As veias maiores que 2mm geralmente são de tratamento cirúrgico, que pode também ser combinado com escleroterapia”.

Newsletter
Tags
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?

A insuficiência venosa crônica é o conjunto de alterações que podem surgir nos membros inferiores. Trata-se de uma doença, que como diz o nome, é crônica e provoca dor, inchaço, endurecimento da pele, alterações na pigmentação e até feridas de difícil cicatrização. O problema requer acompanhamento médico e tratamento, já que, se o quadro for […]

Artigos
Quais problemas de saúde podem causar varizes?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% dos brasileiros – 30% dos homens e 45% das mulheres – sofrem com as varizes, veias dilatadas que dificultam a circulação do sangue e que podem causar dores e desconforto na região onde surgem, principalmente nos membros inferiores. Mas, por […]

Artigos
Varizes: Que exercícios físicos podem ser feitos em casa para ajudar no tratamento?

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), uma das maneiras mais eficazes tratar as varizes e impedir a piora dos seus sintomas é manter uma rotina de exercícios físicos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus e às atuais medidas de distanciamento social, as academias estão fechadas e muitas pessoas […]

Converse com um dos nossos atendentes