Dores, inchaço, formigamento e queimação nas pernas são os principais sintomas das varizes, dilatações das veias que atrapalham o fluxo sanguíneo. As varizes e os “vasinhos” são, essencialmente, o mesmo problema de saúde. A diferenciação é feita com base em apenas duas características.
Saiba diferenciar as varizes dos “vasinhos”
A principal diferença é o tamanho. “Variz é a denominação das veias tortuosas e dilatadas. ‘Vasinhos’ são as varizes de pequeno calibre, sendo uma denominação popular das microvarizes”, explica o angiologista Ricardo Nobili. Além disso, os “vasinhos” são vistos em camadas mais superficiais da pele.
As varizes de maior calibre podem provocar maiores complicações à saúde, mas a dor e o desconforto também podem ser causadas pelas microvarizes.
Sobrepeso e gravidez podem provocar varizes e vasinhos
As varizes e os “vasinhos” são causados pelos mesmos fatores. Podem ser citados a genética, o excesso de peso, a gravidez, o uso de anticoncepcionais e até mesmo a permanência em pé ou sentado por muito tempo. Nobili também menciona o ato de fumar cigarro, que, favorece a formação das varizes.
Com gravidades diferentes, o tratamento das varizes e dos vasinhos pode variar. O tratamento das microvarizes (“vasinhos”) é feito com escleroterapia. Já as varizes calibrosas são tratadas com cirurgia ou também com a escleroterapia, realizada com outros métodos. Um especialista poderá indicar ainda o uso de meias de compressão para melhorar a circulação sanguínea, cremes, pomadas e remédios para aliviar os sintomas.
Foto: Shutterstock