AchèAchè
    search
    Título

    Varizes: Qualquer veia do corpo pode ficar varicosa?

    Uncategorized

    Por

    As varizes se caracterizam pela deformação de vasos, principalmente nos membros inferiores, seguida por outros sintomas, como dor, queimação e inchaço nas pernas. Porém, este fenômeno pode ocorrer também em outros membros da parte superior do corpo. Em suma, qualquer veia do corpo pode ficar varicosa, mas isso acontece com mais frequência nas pernas e pés.  

    Que fatores podem tornar uma veia varicosa?


    “O príncipio das varizes é o mesmo para todo corpo: qualquer veia normal que se deformou se tornará uma veia varicosa. Porém, as causas dessa deformação costumam variar. Nos membros inferiores, as causas mais comuns são: insuficiência venosa, gravidade e hábitos ruins de vida (
    tabagismo, sedentarismo, obesidade, etc.)”, informa o angiologista Jayme Ramos. 

    Nos membros superiores, a gama de fatores de risco é menor, já que a formação de varizes nessa região é menos frequente. “Podemos citar como causas comuns de varizes nos membros superiores: traumas sofridos no local e condições genéticas/hereditárias que gerem uma maior predisposição para o desenvolvimento do problema”, afirma o médico. 

    Tratamento contra varizes e seus sintomas associados


    Independente do local de acometimento da veia varicosa, o importante é aderir o quanto antes ao tratamento adequado, o qual, no geral, é o mesmo. O primeiro passo do processo de recuperação é atuar diretamente nos fatores de risco. Portanto, cessar o tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo (com
    prática regular de atividade física) são medidas relevantes. 

    O uso de meias de compressão também é importante para aliviar os sintomas, assim como manter as pernas elevadas em alguns momentos do dia para facilitar o fluxo sanguíneo. Em muitos casos, a medida principal do tratamento é o uso de medicamentos específicos capazes de controlar os sintomas e o quadro varicoso como um todo.   

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes