AchèAchè
    search
    Título

    Varizes: Quais fatores ambientais podem piorar os sintomas da doença?

    Uncategorized

    Por

    Um quadro de varizes já estabelecido pode piorar caso o paciente não tenho o cuidado de evitar alguns hábitos. Estes fatores ambientais podem tanto piorar os sintomas das varizes quanto ajudar a provocar o problema. A obesidade e o sedentarismo são exemplos importantes e é por isso que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda o emagrecimento e prática de atividade física. 

    Principais fatores ambientais que pioram os sintomas das varizes


    “Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos. Apesar da restrição para esse tipo de exercício de maior impacto, a prática de atividade física no geral é essencial para prevenir e tratar a doença. 

    Por mais que alguns desses fatores possam ser evitados (obesidade e sedentarismo podem ser combatidos com dietas e exercícios; atividades físicas de alto impacto podem substituídas por outras mais brandas, por exemplo), existem outros fatores que não conseguem ser prevenidos com a mesma facilidade. Alguns exemplos: uso de anticoncepcionais orais e outras medicações e prática de esportes de alto impacto por atletas profissionais. 

    Tratamento para controlar os sintomas


    Segundo o especialista, nesses casos em que os fatores ambientais que pioram as varizes não são facilmente evitáveis, o ideal é fazer o tratamento paralelamente ao aparecimento da condição. Este tratamento se baseia no uso de medicamentos específicos capazes de melhorar a circulação sanguínea e
    amenizar os sintomas das varizes

    É importante destacar que os sintomas vão além da aparência dilatada das veias. O paciente sente também dor, queimação, sensação de peso nas pernas, coceira, formigamento, dentre outras coisas. Todos esses sintomas são amenizados com o uso dos remédios, pois estes conseguem fazer o sangue circular melhor por todo o corpo, sem se concentrar nos membros inferiores – razão que explica o aparecimento das varizes.  

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes