search
Título

Qual é a importância de exercícios para tonificar a panturrilha na prevenção das varizes?

Uncategorized

Por

Tonificar a panturrilha é uma medida importante para prevenir o surgimento de varizes e também tratar o problema, pois a musculatura da perna, especialmente a panturrilha, é responsável por bombear o sangue pelas veias, direcionando-o de volta ao coração. Por isso é recomendado aos pacientes praticar exercícios que trabalham a musculatura dessa região.

 

Sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as varizes

 

Manter a musculatura dos membros inferiores tonificada é uma medida tanto para prevenir as varizes dos membros inferiores, quanto para aliviar os seus sintomas. A musculatura fortalecida significa um melhor bombeamento de sangue nos membros inferiores, compensando as alterações da circulação. Não é a toa que a musculatura dessa região é conhecida como ‘segundo coração’ ou o ‘coração da perna’”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.
Naturalmente, o sedentarismo é listado como um dos fatores de risco para varizes dos membros inferiores. Inclusive, paciente sedentários, com a musculatura dos membros inferiores muito flácida e ineficiente, mas que não apresentam alterações na circulação, podem apresentar sintomas semelhantes aos daqueles com varizes.  

 

Exercícios indicados para prevenção e tratamento das varizes

 

De acordo com o especialista, a prática de exercícios isométricos  na academia, com fortalecimento dos grupos musculares de todo o membro inferior (especialmente da panturrilha) é muito recomendada. “Exercícios aeróbicos, como caminhadas, trotes, corridas, bicicleta, natação e hidroginástica, também são opções altamente indicadas para a prevenção e tratamento das varizes”, afirma Fukushima.
O trabalho de outras partes do corpo próximas às mencionadas também pode ajudar a circulação, prevenindo contra as varizes. “Hoje, sabe-se que não apenas a musculatura da panturrilha é importante para a circulação dos membros inferiores. Toda a musculatura, como os glúteos, coxa, perna e pés, auxiliam na melhora da circulação”, completa o médico.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes