search
    Título

    Varizes: Por que a panturrilha é importante para a circulação do sangue nas pernas?

    Uncategorized

    Por

    A panturrilha é fundamental para a circulação do sangue e para evitar que o mesmo se acumule nos membros inferiores. Quando as panturrilhas estão com a musculatura fortalecida, conseguem impulsionar o fluxo sanguíneo das pernas de volta ao coração. Sendo assim, é fundamental praticar atividades físicas que trabalhem as pernas como um todo. 

     

    Panturrilha funciona como “coração” das pernas

     

    “A musculatura da panturrilha funciona como um ‘coração’ das pernas quando estamos em movimento, colaborando com o retorno venoso e o bom funcionamento da circulação. Cada contração de músculos da panturrilha representa um bombeamento a mais no retorno de sangue ao coração”, informa a Dra. Nivea Lins, especialista em cirurgia vascular.
    Conforme explica a médica, o sangue que chega às pernas através das artérias tem tanto o bombeamento do músculo cardíaco quanto a força gravitacional atuando a favor do fluxo. Mas para este mesmo volume de sangue retornar ao coração, é necessário todo um mecanismo hidráulico presente nas veias, pois não há um coração nos pés e pernas e o fluxo é contrário à força da gravidade. Por isso as panturrilhas são pilares fundamentais deste mecanismo. 

     

    Importância de fortalecer as panturrilhas para combater as varizes

     

    Portanto, quem sofre com problemas na panturrilha devido a traumatismos, imobilizações prolongadas etc, terá chance aumentada de desenvolver varizes. “O enfraquecimento da musculatura pode até mesmo promover trombose venosa profunda e varizes secundárias. Doenças neurológicas com perda de movimentação e tônus muscular também podem contribuir para o aparecimento de refluxo e varizes secundárias”, afirma a médica.
    A melhor maneira de impedir as varizes em decorrência de problemas na panturrilha é manter uma atividade física regular que fortaleça essa parte do corpo. Além disso, o tratamento medicamentoso contra as varizes pode ser importante. “Em casos de traumatismos ou doenças neurológicas, deve-se consultar o médico especialista para prescrição de medidas de prevenção à trombose, como uso de compressão elástica e até anticoagulação medicamentosa”, conclui a cirurgiã.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes