As meias de compressão utilizadas no tratamento de varizes ajudam a melhorar a circulação sanguínea, evitando que o fluxo se concentre nos membros inferiores. Um quadro de varizes é formado justamente por esse acúmulo do sangue nas pernas, sem conseguir subir e ir para o restante do corpo. A pressão gradual que essas meias especiais fazem facilita esse processo.
“As meias de compressão exercem pressão graduada nas pernas, ou seja, a pressão é maior na região do pé e tornozelo e menor na região do joelho (meias 3/4) ou na região da coxa (meias 7/8). Como a pressão é maior no pé e tornozelo e vai reduzindo gradualmente até a região do joelho ou coxa, ela direciona o sangue no sentido cranial. É um efeito físico, por diferença de pressão”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
Modo de usar corretamente as meias de compressão
Antes do paciente adquirir uma meia de compressão, devem ser tomadas as medidas do diâmetro de sua perna, pois a ação das meias de compressão depende do nível adequado de pressão. Como as meias são feitas de um tecido elástico, a pressão correta depende do estiramento do tecido. Se esticar muito a meia, a pressão aumenta, e se esticar pouco, a pressão diminui.
“Um erro muito corriqueiro que vejo no consultório é o paciente pegar a meia emprestada de outra pessoa. Isto pode causar sérios danos. Por exemplo, se o paciente tiver a panturrilha grossa e a canela fina e utilizar uma meia que não seja adequada para este biotipo de perna, ocorrerá aumento de pressão na panturrilha (meia muito esticada), com baixa pressão no tornozelo (meia pouco esticada), o oposto do recomendado. Isto direciona o sangue em sentido inverso e a paciente terá piora dos sintomas”, alerta Fukushima.
Medicamentos e outras medidas auxiliam meias de compressão no tratamento das varizes
O efeito das meias de compressão é físico, por conta da diferença de pressão exercida ao longo da perna, e por isso é independente de outras medidas do tratamento das varizes. Porém, em algumas situações faz-se necessário complementar o tratamento compressivo com medicações ou com outras medidas (ex: fortalecimento muscular e repouso com os membros elevados).
Foto: Shutterstock