AchèAchè
    search
    Título

    Varizes são sempre um sinal de algum problema de circulação mais sério?

    Uncategorized

    Por

    Por mais que em muitas situações as varizes apareçam em função de problemas circulatórios – especialmente nos membros inferiores – este não é o único fator que facilita a manifestação deste problema específico. As varizes devem ser tratadas sempre a partir de uma abordagem multifatorial, justamente porque podem se desenvolver por diversas razões.
    “Nem sempre as varizes se originam de um problema circulatório sério. Isso porque elas têm como origem uma situação multifatorial. Ou seja, não é apenas uma causa que leva à formação de varizes, mas várias (algumas com mais força do que outras, dependendo do indivíduo”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

     

    Fatores que podem provocar o surgimento de varizes

     

    Segundo o especialista, as varizes podem surgir por fatores hereditários (genéticos) e pela influência de hábitos de vida pouco saudáveis, por exemplo. Estes fatores, no geral, não apresentam um grau de risco sistêmico mais grave. Por outro lado, elas podem ocorrer também devido a uma má formação vascular, o que pode ser considerado um problema mais sério.
    “Falar de problema na circulação é muito amplo. Você pode ter um problema na circulação arterial (que é um sistema diferente do sistema venoso) que não vai levar a formação de varizes, mas pode levar a problemas sérios no organismo, como dor importante e gangrena de um membro. No caso do sistema venoso, a própria trombose venosa pode ocorrer sem varizes. Então, é importante, em qualquer situação, procurar um médico para que este possa fazer o exame e descartar situações mais sérias”.

     

    Tratamento contra as varizes

     

    Independente das causas, as varizes, caso estejam presentes, devem ser tratadas devidamente, tanto com o uso dos medicamentos adequados, quanto por meio de outros cuidados diários indicados pelo médico especialista. Ou seja, prática regular de atividade física, uso de meias de compressão, evitar ficar com as pernas paradas durante muitas horas seguidas (seja em pé ou sentado), dentre outras.    

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes