search
Título

Inchaço nas pernas pode ser um sinal de varizes?

Uncategorized

Por

A presença de varizes implica na manifestação de alguns sintomas, como dor, sensação de queimação, coceira, peso nas pernas com dificuldade de movimentação das mesmas e também inchaço. Este último normalmente é notado mais para a parte final do dia, podendo piorar com a associação de algumas condições específicas.

Inchaço nas pernas e varizes


“O inchaço nas pernas é um dos sinais das varizes. Entretanto, vale lembrar que o inchaço pode se apresentar de várias formas, a depender da sua causa. Quando associado às varizes, ele
costuma ocorrer no fim do dia e à noite, com piora em dias mais quentes e quando a pessoa se mantém por longos períodos na mesma posição, seja em pé ou sentada”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
É importante ter atenção ao associar o inchaço nas pernas às varizes, pois este sintoma está ligado também a várias outras doenças. Além disso, nem sempre o inchaço está presente em um quadro de varizes. “Na maioria das vezes o inchaço das varizes não se apresenta isoladamente. O diagnóstico depende da presença do edema em conjunto com outros sintomas e sinais, assim como a comprovação de alterações circulatórias”, destaca o médico.

Por que as pernas ficam inchadas quando uma pessoa tem varizes?


O inchaço decorrente das varizes consiste em um acúmulo de sangue nas pernas. O sangue tende a seguir para a região superior do corpo (“sentido cranial, em direção ao coração”) quando transportado por veias normais. Porém, quando estas
veias são deformadas e se transformam em varizes, ele acaba retornando indevidamente para os membros inferiores.
“Quando o paciente apresenta varizes, as veias apresentam-se dilatadas e suas válvulas não trabalham adequadamente. Com isto, o sangue consegue ‘escapar’ por estas válvulas e retornar para baixo. Este processo é chamado de refluxo e leva ao acúmulo de sangue venoso nas extremidades. Consequentemente, ao longo do dia, o paciente apresenta inchaço crescente nos membros inferiores”, diz Rodrigo.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes