A prática de atividades físicas, principalmente as aeróbicas – o que inclui a caminhada – é fundamental para prevenção e tratamento contra as varizes e por isso é amplamente recomendada. Isso porque os exercícios contribuem para a melhora da circulação sanguínea, combatem o sobrepeso e estimulam a musculatura do corpo.
Caminhada e outros exercícios no combate às varizes
“A caminhada sempre ajuda na prevenção das varizes e dos sintomas associados ao quadro”, afirma a Dra. Nivea Lins, especialista em cirurgia vascular. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular também enfatiza a importância dos exercícios físicos no combate às varizes. Informa que até mesmo o simples ato de subir escadas pode ser benéfico, já que contribui para o retorno venoso.
Ainda segundo a médica, além das atividades aeróbicas (corrida, ciclismo, dança, natação, hidroginástica), também é interessante apostar em atividades de musculação, principalmente que fortaleçam a panturrilha. Ter a panturrilha fortalecida é crucial para permitir que o sangue que chega nos membros inferiores consiga voltar adequadamente para o coração.
Medidas de tratamento e prevenção contra varizes
Como as varizes se manifestam em intensidades distintas em cada pessoa, nem todo mundo conseguirá controlar os sintomas apenas com caminhada. Por isso, é interessante apostar em outras medidas de tratamento e prevenção, para aumentar as chances de resultados satisfatórios. Alguns exemplos: usar meias de compressão, evitar fumar, apostar em uma dieta rica em fibras e evitar ficar muito tempo parado.
O uso de medicações específicas é outro ponto fundamental do tratamento contra varizes, pois em muitos casos só é possível fazer com que o fluxo sanguíneo circule em níveis satisfatórios com essa abordagem. Nos casos considerados graves, nem mesmo o uso de remédios pode ser o suficiente. Sendo assim, a cirurgia surge como a alternativa seguinte.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes