AchèAchè
    search
    Título

    Quais cuidados uma pessoa que tem varizes deve ter se tiver que caminhar bastante durante o dia?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a atividade física é importante para evitar e tratar as varizes, pois ajuda a incrementar o retorno venoso e a combater o sobrepeso. Contudo, exercícios de alto impacto podem gerar o efeito oposto, contribuindo para a manifestação dos sintomas. A caminhada não se enquadra neste contexto, pois não há um nível de impacto elevado.  

    “O ato de andar não contribui com a síndrome varicosa. É muito mais prejudicial ficar muito tempo parado na mesma posição, com os pés para baixo, do que andando. Na verdade, é o contrário: o ato de andar é benéfico para a prevenção das varizes”, afirma o angiologista Jayme Ramos. Os especialistas normalmente indicam ao paciente caminhar diariamente. 

    Atividades físicas indicadas para combater as varizes


    Segundo o médico, quem faz atividades de alto impacto ou com alto índice rotacional, como corrida, futebol e tênis,
    tem mais chances de desenvolver varizes. Mesmo assim, isso não significa que a prática desses esportes resultará, necessariamente, no desenvolvimento do problema. Se as atividades forem feitas com cautela, sendo respeitados os limites impostos pelo corpo, a tendência é que elas apenas tragam benefícios para a saúde. 

    As atividades indicadas para combater a doença são diversas, então você pode optar por aquele que se sentir mais confortável e que se adequar melhor à sua rotina. Caminhada, corrida e ciclismo são as principais opções aeróbicas. Musculação, lutas e esportes no geral são outras modalidades que auxiliam bastante. As atividades que trabalham a musculatura da panturrilha ganham destaque. 

    Outros cuidados para tratar a doença devidamente


    Além dos exercícios, é essencial adotar outros hábitos saudáveis no dia a dia para evitar as varizes. Ter uma alimentação balanceada e nutritiva, se hidratar bastante, evitar fumar e beber bebidas alcoólicas em excesso são alguns exemplos. É recomendado ainda o tratamento medicamentoso, nos casos em que as varizes já são uma realidade, para controlar os sintomas e o quadro como um todo. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes