search
Título

O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?

Meu Corpo
Pernas e Braços

19 de outubro de 2023

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto mental quanto física. No entanto, é preciso consultar um médico antes de iniciar uma nova atividade e tomar cuidado com os excessos. Fazer exercícios para as pernas de maneira exagerada pode acabar favorecendo o surgimento de varizes, por exemplo.

Futebol pode ajudar na formação de varizes


Segundo o angiologista Jayme Ramos Filho, essa relação é um tema complexo na Angiologia. “Dependendo da atividade física, pode haver um aumento das varizes. Normalmente, atividades de alto impacto podem ocasionar um aumento de vasos varicosos, como futebol e esportes de contato (karatê, muay thai)”, afirma o médico.

Outros exercícios físicos, como caminhada, bicicleta e natação, não estão associados ao aparecimento de varizes. A caminhada, inclusive, é uma atividade indicada como uma das formas de prevenir as varizes por melhorar a circulação sanguínea. Já a musculação pode ser feita moderadamente e sempre com auxílio de um profissional.

Como praticar exercícios sem facilitar o surgimento de varizes?


De acordo com o especialista, não existem estudos que comprovam a partir de qual intensidade os exercícios físicos se tornam um problema. Por isso, o ideal é sempre ter cautela. “Se a pessoa usar proteção, como caneleiras, respeitar os próprios limites, sem se forçar muito em corridas e evitando traumas diretos nas partidas de futebol, as varizes aparecerão com menos frequência”, avalia Dr. Jayme.

Para tentar impedir o surgimento das varizes, é preciso investir na prevenção. Entre as medidas, recomenda-se evitar permanecer sentado ou em pé numa mesma posição por longas horas, fazer atividades físicas para combater o sedentarismo, a manutenção de um peso adequado e, na alimentação, reduzir o consumo de sal e aumentar a ingestão de fibras.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A queimação nas pernas é um sintoma comum de varizes?

O quadro de varizes é composto por alguns sintomas, o que inclui a sensação de queimação nas pernas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as principais queixas clínicas dos pacientes são dor tipo queimação ou cansaço, sensação de peso e ardência nas pernas, além de inchaço nas pernas, especialmente […]

Artigos
A dor nas pernas causada pelas varizes tem alguma característica específica?

As varizes resultam de problemas na circulação sanguínea que levam ao empoçamento do sangue nas veias, principalmente, das pernas. Como consequência, as veias se dilatam e ficam tortuosas, o que causa inchaço, coceira, mudanças na pele e dor nas pernas. Mas, como é essa dor das varizes? Ela tem características específicas? Confira! Varizes provocam sensação […]

Artigos
Queimação nas pernas pode ser sintoma de insuficiência venosa crônica

Pernas doloridas e cansadas e queimação nos pés podem não ser apenas consequências de uma dia exaustivo. Junto à dor nas pernas ao deitar, esses são sintomas da insuficiência venosa crônica (IVC), doença do sistema venoso na qual as válvulas que se abrem, permitindo que o sangue suba, e se fecham, impedindo que ele volte para os […]

Converse com um dos nossos atendentes