Ficar parado nunca é legal. Quer dizer, é bom para dormir e ter um sono tranquilo e sadio, mas quando o assunto é sedentarismo, as coisas mudam bastante. Devemos sempre nos manter em movimento e abandonar a ociosidade para evitar doenças como varizes, que além de serem um sinal de problema na circulação sanguínea, incomodam esteticamente.
O que acontece exatamente?
Quando ficamos muito tempo sentados ou em pé no trabalho ou simplesmente não temos o costume de praticar atividades físicas, o sangue, com o tempo, vai encontrando dificuldade para circular pelo corpo.
“O sedentarismo contribui para o aparecimento de varizes porque dificulta o retorno do sangue nas veias dos membros inferiores, principalmente quando associado a outros fatores de risco, como excesso de peso, longa permanência de pé ou sentado no trabalho, ou ainda fatores genéticos. A musculatura da perna, apelidada de ‘coração periférico’, é responsável pelo bombeamento do sangue dos membros inferiores em direção ao coração. Quando a pessoa é sedentária, esse bombeamento se torna ineficiente, podendo causar varizes”, explica o angiologista Breno Caiafa.
Para quem não tem muita disponibilidade para realizar atividades ao ar livre, toda maneira de se movimentar é bem-vinda. Algumas dicas são flexionar joelhos e pés algumas vezes durante o dia e fazer pequenas caminhadas, seja dentro de casa ou no local de trabalho/estudo.
Outros fatores de risco
O sedentarismo não é o único fator de risco para o aparecimento das varizes. As veias dilatadas e tortuosas, que costumam surgir nos membros inferiores (pernas), podem ser consequências de outros hábitos que devem ser revistos. “O descontrole do peso e o uso de hormônios sem orientação médica são ‘vilões’ comuns para a ocorrência de varizes”, aponta o Dr. Carlos Peixoto.