search
    Título

    O sedentarismo é um fator no aparecimento de varizes?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dr. Breno Caiafa e Dr. Carlos Peixoto

    17 de agosto de 2016

    Ficar parado nunca é legal. Quer dizer, é bom para dormir e ter um sono tranquilo e sadio, mas quando o assunto é sedentarismo, as coisas mudam bastante. Devemos sempre nos manter em movimento e abandonar a ociosidade para evitar doenças como varizes, que além de serem um sinal de problema na circulação sanguínea, incomodam esteticamente.

    O que acontece exatamente?

    Quando ficamos muito tempo sentados ou em pé no trabalho ou simplesmente não temos o costume de praticar atividades físicas, o sangue, com o tempo, vai encontrando dificuldade para circular pelo corpo.

    “O sedentarismo contribui para o aparecimento de varizes porque dificulta o retorno do sangue nas veias dos membros inferiores, principalmente quando associado a outros fatores de risco, como excesso de peso, longa permanência de pé ou sentado no trabalho, ou ainda fatores genéticos. A musculatura da perna, apelidada de ‘coração periférico’, é responsável pelo bombeamento do sangue dos membros inferiores em direção ao coração. Quando a pessoa é sedentária, esse bombeamento se torna ineficiente, podendo causar varizes”, explica o angiologista Breno Caiafa.

    Para quem não tem muita disponibilidade para realizar atividades ao ar livre, toda maneira de se movimentar é bem-vinda. Algumas dicas são flexionar joelhos e pés algumas vezes durante o dia e fazer pequenas caminhadas, seja dentro de casa ou no local de trabalho/estudo.

    Outros fatores de risco

    O sedentarismo não é o único fator de risco para o aparecimento das varizes. As veias dilatadas e tortuosas, que costumam surgir nos membros inferiores (pernas), podem ser consequências de outros hábitos que devem ser revistos. “O descontrole do peso e o uso de hormônios sem orientação médica são ‘vilões’ comuns para a ocorrência de varizes”, aponta o Dr. Carlos Peixoto.

     

     

     

    Newsletter
    Tags
    sedentarismo
    varizes
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes