Caminhar na areia é um exercício saudável para tratar as varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são veias dilatadas, tortas e deformadas e que surgem principalmente nas pernas. A prática regular de exercícios físicos é uma das principais formas de tratar o problema. Segundo o angiologista Ricardo Nobili, ter uma vida ativa ajuda a enrijecer os músculos e, assim, melhorar a circulação, além de diminuir as sensações de dor, peso e cansaço provocadas pela doença.

Caminhadas na areia não curam varizes

 

Durante o verão, muita gente pratica caminhadas na areia como forma de se exercitar. É uma boa ideia que traz benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. No entanto, não deve ser a única medida adotada por quem sofre com varizes. Os pacientes devem procurar tratamento médico, já que caminhar na areia não é capaz de curar a doença.

“Caminhar, principalmente na areia, melhora muito a circulação e, de certa forma, previne o aparecimento de varizes, mas as que já existem não vão desaparecer”, explica o profissional. De acordo com o especialista, a panturrilha e a curvatura do pé espremem o sangue para cima, forçando-o a circular.

Exercícios ajudam a melhorar a circulação do sangue

 

Existem ainda outros exercícios físicos que beneficiam a circulação sanguínea: “Quase todos os exercícios ajudam, mas principalmente os aquáticos. A natação, por exemplo, é excelente porque é feita deitada e trabalha a musculatura.” Nobili recomenda, por outro lado, evitar esportes de impacto, como vôlei, basquete e corridas, que devem ser praticados com calçados apropriados para evitar impactos no sistema circulatório.

Além da prática de atividades físicas, o tratamento das varizes envolve ainda outras medidas. Não fumar, se manter no peso ideal, ter uma alimentação com poucas gorduras e evitar permanecer longos períodos parado em pé ou sentado são atitudes primordiais. Para as mulheres, o angiologista recomenda não utilizar pílulas anticoncepcionais, se for possível. E para quem trabalha numa mesma posição, o médico aconselha usar meias elásticas compressivas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

TAGS
atividade-fisica
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Caminhar na areia é um exercício saudável para tratar as varizes?"

Josiany

Gostei muito das informações. Vou compartilhar no meu blog . É muito bom e devemos passar o conhecimento, com a fonte referencial, é claro. Agradeço a oportunidade. E parabenizo todos pela informação e site. Abraços fraternos,

Alice

Nooooossa, tenho muuuitas varizes. Dia desse acordei com a cama cheia de sangue pra todo laaaaado, era uma veia q furou. Foi horrível, tive que ir rapidinho pro pronto socorro.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alice, por isso é importante realizar um acompanhamento com o angiologista e seguir as recomendações prescritas por ele. Abraços.

Claudia Silva de Azevedo

Gostei muito das informações. Gosto muito de caminhar e pedalar. Pedalar também é bom para as varizes?

Monica

Eu já fiz quarto cirurgia e ainda tem muitas varizes !! .Tenho uma dúvida massagem nas pernas ajudam a circulação ou só a meia mesmo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Monica, de acordo com o angiologista Dr. Breno Caiafa para controlar as varizes dos membros inferiores e seus sintomas, podem ser implementadas uma série de medidas, como exercícios aeróbicos, controle do peso e elevação dos membros, até a compressão elástica do membro com o uso de meias. As recomendações variam conforme a gravidade do quadro, que deve ser verificada por um médico. Até logo.

Cristina

Era uma dúvida que eu tinha é que foi esclarecida. Outra dúvida é sobre pedalar. Obrigada e sucesso!

Aldilia Bezerra Guimarães De araujo

Olá eu também concordo com o Angiologista. Fiz cirurgia de varizes vai completar três meses. Faço caminhada todos os dias por recomendações de meu Angiologista. Estou mi sentindo bem.e recomendo caminhar faz muito bem mesmo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aldilia, o mais importante sem duvidas é buscar ajuda profissional com o angiologista, para que possa se identificar o tratamento mais adequado para cada um, e antes de iniciar qualquer atividade física é muito importante consultar o médico. Até logo.

Paula Madeiro

Informações e esclarecimentos são essenciais para sucesso do nosso tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paula, continue por aqui para acompanhar novas matérias e mais informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.