AchèAchè
    search
    Título

    Os vasinhos escuros que surgem nos pés e pernas ainda na juventude podem progredir para um quadro de varizes?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dra. Aline Gaio

    19 de março de 2020

    As varizes são veias superficiais inchadas, deformadas e escuras que podem provocar sintomas de queimação, dor, coceira e até feridas na região afetada. Será que os vasinhos escuros que surgem nos pés e nas pernas podem progredir para um quadro de varizes? Descubra!

    Segundo a angiologista Aline Gaio, é necessário avaliar caso a caso, porque nem sempre esses vasinhos indicam que a pessoa evoluirá com varizes. “Existem pessoas que terão apenas esses pequenos vasos a vida inteira e outras que poderão iniciar a doença por meio dos vasinhos e terem varizes posteriormente. Isso vai depender dos hábitos de vida e da genética do paciente”, explica a especialista.

    Obesidade aumenta os riscos de desenvolver varizes

     

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a hereditariedade é a principal causa das varizes, mas há alguns fatores de risco que podem ser evitados, como o tabagismo, principalmente ao notar o surgimento de vasinhos escuros. O sedentarismo e a obesidade também aumentam os riscos da doença, uma vez que o sobrepeso e o enfraquecimento da musculatura, principalmente da panturrilha, provocam uma sobrecarga do sistema venoso, facilitando problemas de circulação sanguínea.

    “As varizes são mais comuns nos membros inferiores devido à pressão dentro das veias superficiais das pernas quando ficamos em pé, parados ou sentados por um período prolongado”, esclarece a médica. Por isso, a SBACV alerta para outros fatores de risco, como atividades em que o profissional passa muitas horas em pé e o uso de sapato de salto muito alto, que diminuem a mobilidade da panturrilha e prejudicam o retorno do sangue das pernas para o coração.

    Como identificar os vasinhos escuros e as varizes?

     

    Em geral, o próprio paciente é capaz de verificar a presença de varizes e vasinhos a partir da observação e também a partir dos sintomas, mas é importante procurar um especialista para receber o diagnóstico correto, já que nem toda dor na perna é sintoma de varizes. A partir daí, o médico poderá indicar as medidas mais recomendadas para o caso.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacvsp.com.br/insuficiencia-venosa-cronica-varizes-dos-membros-inferiores/

    Tags
    circulação
    dor nas pernas
    sangue
    varizes
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes