As varizes são um problema de saúde que não só afetam a aparência das pernas, mas causam também um verdadeiro desconforto aos pacientes: cansaço, coceira, queimação e sensação de peso são apenas alguns de seus sintomas, segundo o Ministério de Saúde. Saber qual é o melhor profissional para o tratamento de varizes pode facilitar o controle dessa condição.
Tratamento de varizes deve ser conduzido de maneira abrangente
Existem dois tipos de profissionais habilitados para tratar a doença: o angiologista e o cirurgião vascular. No entanto, segundo Bruno Donegá Constantin, especializado nas duas áreas, o melhor profissional para o tratamento de varizes é aquele que consegue abordar o problema de uma forma mais abrangente.
“A maioria dos cirurgiões vasculares tem formação em Angiologia durante sua residência médica. Portanto, na minha opinião, eles podem tratar de forma mais completa a doença varicosa dos membros inferiores“, comenta o especialista.
Veja como cada especialidade aborda as varizes
Segundo Dr. Constantin, o angiologista é o especialista responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento clínico das moléstias relacionadas aos sistemas venoso, linfático e arterial. “Já o cirurgião vascular está habilitado a realizar o tratamento cirúrgico das moléstias nestes territórios vasculares”, completa o médico.
Isso significa que, enquanto o angiologista propõe medidas consideradas mais conservadoras para o tratamento de varizes, como uso de medicações e meias compressoras, além de indicar sessões de fisioterapia, o cirurgião vascular trata os casos que precisam de cirurgias. Entre os procedimentos cirúrgicos mais comuns estão o laser, a radiofrequência e a cirurgia convencional.
Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes
Foto: Shutterstock