search
    Título

    De que forma as meias compressoras ajudam no tratamento das varizes?

    Uncategorized

    Por

    O uso de meias compressoras é muito importante no tratamento e prevenção das varizes, já que facilita o fluxo sanguíneo, permitindo que o sangue que chega aos membros inferiores suba de volta em direção ao coração. Com isso, é possível controlar os demais sintomas associados ao quadro (queimação, dor, inchaço, etc.), melhorando a qualidade de vida do paciente.  

    Funcionamento das meias compressoras


    As meias compressoras são parte importante do tratamento da síndrome varicosa. Elas permitem um desvio da circulação superficial dos membros inferiores para a circulação profunda. Com isso, as veias superficiais não se deformam e não se tornam veias varicosas”, explica o angiologista Jayme Ramos. 
    Segundo o especialista, o uso das meias é bastante indicado quando uma pessoa vai permanecer por muito tempo com as pernas para baixo, ajudando a fazer o fluxo de sangue ir contra a gravidade. “Muitas situações de trabalho hoje em dia exigem isso, como caixas de banco e supermercado, médicos, dentistas, empresários etc”, afirma Ramos.

    Outras medidas para controlar o quadro de varizes


    A gravidade é um fator relevante no contexto das varizes, já que dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores para a parte de cima do corpo. Por isso, além do
    uso das meias de compressão, é interessante que os pacientes procurem manter as pernas elevadas nos momentos em que for possível durante o dia, por alguns minutos. 
    O tratamento depende ainda do uso de medicamento específico capaz de controlar os sintomas das varizes e o quadro como um todo. O funcionamento desses remédios é o mesmo: facilitar a circulação sanguínea no corpo todo, de modo que o sangue não se acumule nos membros inferiores pela dificuldade de voltar, seguindo sua trajetória normal.    

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes