search
Título

Quem tem familiares com varizes deve ficar mais atento ao problema?

Pele e Beleza
Varizes

19 de outubro de 2023

Segundo o Ministério da Saúde, o principal fator de risco para varizes é a presença da doença na família. No entanto, existem ainda outras causas que contribuem para o surgimento das veias dilatadas, tortuosas, superficiais e que provocam sensação de queimação e inchaço na área afetada. Será que quem tem familiares com varizes deve ficar mais atento ao problema? Confira!

Ter familiares com varizes é um importante fator de risco 


O angiologista Ricardo Nobili afirma que, embora os dados mostrem tendências significativas, existem
outros fatores que também podem influenciar o desenvolvimento das varizes. Além da hereditariedade, sexo, idade, obesidade, sedentarismo e hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo, também são fatores de risco.
“As estatísticas mostram que a herança de varizes está em torno de 60% dos casos, mas não obrigatoriamente. As varizes de membros inferiores são as mais comuns e aparecem com frequência, mas se tiver qualquer obstáculo no caminho da circulação venosa, elas podem aparecer em qualquer parte do corpo”, explica o médico. Isso mostra que não são somente as pessoas com familiares com varizes que devem ficar atentas, mas todas aquelas com fatores de risco. 

Varizes não tratadas podem gerar complicações mais sérias


Se não tratarem as varizes, os pacientes podem ter complicações, como flebites, trombose, úlcera de perna, além de sintomas intensos como dor, cansaço, peso, queimação e dificuldades para andar”, alerta o especialista. O Ministério da Saúde também adverte para as chances de hemorragia, que ocorre quando a pele e as paredes da veias se tornam tão finas que podem se romper com pequenos impactos na região.
Existem diferentes tipos de tratamento para as varizes, que podem incluir o uso de medicamentos, sessões de laser e até cirurgia. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, é muito mais importante adotar medidas de prevenção. É recomendado usar meias de compressão, manter uma alimentação balanceada e ter uma rotina de exercícios físicos, principalmente aqueles que promovem o fortalecimento dos membros inferiores e a circulação sanguínea. Evitar fumar e não manter-se em uma mesma posição por muito tempo também são formas de prevenir as varizes.

Dados do Ministério da Saúde:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/247_varizes.html

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que as varizes são mais comuns em mulheres?

Você sabia que as varizes, aquelas veias que acabam ficando deformadas e visíveis a olho nu e que causam inchaço e dores, normalmente nos membros inferiores (pernas e pés), são mais comuns entre as mulheres? O angiologista Carlos Peixoto explica que os culpados são os hormônios e, além disso, aponta alguns detalhes sobre essa condição. […]

Artigos
Varizes: Por que elas podem aumentar durante e após a gravidez?

As varizes são veias disfuncionais que se tornam dilatadas e tortuosas, atrapalhando o bom funcionamento da circulação do sangue pelo corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o problema costuma afetar mais as mulheres e a gravidez é um dos principais fatores de risco para o seu surgimento. Mudanças hormonais […]

Artigos
Cirurgia de varizes: em quais casos esse procedimento deve ser adotado?

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias superficiais, tortuosas e alongadas que surgem como consequência de alterações na circulação sanguínea. Uma das principais formas de tratar esse problema é a cirurgia de varizes. Entenda em que circunstâncias esse procedimento passa a ser a forma de tratamento mais […]

Converse com um dos nossos atendentes