AchèAchè
search
Título

Veias grandes e inchadas sempre serão sinal de varizes?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Tendo em vista que as varizes são veias dilatadas, isso pode fazer com que se acredite que veias grandes e inchadas sempre serão sinais de varizes. Porém, tal hipótese não condiz com a realidade. Ou seja, veias grandes e inchadas nem sempre serão varizes. É necessária a presença de outras características para estabelecer que uma veia é varicosa. 

Principais características que indicam varizes


“Nem todas as
veias grandes e inchadas são varizes. A veia varicosa é uma veia doente, que prejudica a circulação e pode causar sintomas como dor, peso, cansaço, inchaço e outras alterações. Para que sejam consideradas varizes, elas devem ser visíveis, palpáveis, dilatadas e tortuosas. Portanto, não é porque a veia é grande e inchada que o paciente tem varizes”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima. 
Segundo o especialista, pacientes que realizam atividade física intensa e regularmente costumam ter veias grandes e inchadas (em função apenas disso, nenhuma relação com varizes). As veias “saltadas” nesse caso específico se justificam pelo fato do corpo precisar de um maior fluxo de sangue durante o esforço físico, o que causa a dilatação dos vasos. 
“Quando a frequência e intensidade do exercício físico são elevadas, o indivíduo pode evoluir com veias dilatadas, sem que isso seja um problema de saúde”, afirma Fukushima. Inclusive, a prática regular de atividade física é uma das principais recomendações para a prevenção e controle das varizes, tendo em vista que combate obesidade e sedentarismo, dois dos fatores de risco mais relevantes da doença.

Outros fatores de risco a evitar


De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o
paciente com varizes e aquele que deseja evitar o problema também deve evitar outros fatores de risco, como tabagismo, uso de hormônios anticoncepcionais e de cintas abdominais apertadas. É recomendado, ainda, não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado, ao longo do dia, e consultar regularmente um angiologista/cirurgião vascular de confiança.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacv.org.br/varizes/

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes