AchèAchè
    search
    Título

    Veias grandes e inchadas sempre serão sinal de varizes?

    Uncategorized

    Por

    Tendo em vista que as varizes são veias dilatadas, isso pode fazer com que se acredite que veias grandes e inchadas sempre serão sinais de varizes. Porém, tal hipótese não condiz com a realidade. Ou seja, veias grandes e inchadas nem sempre serão varizes. É necessária a presença de outras características para estabelecer que uma veia é varicosa. 

    Principais características que indicam varizes


    “Nem todas as
    veias grandes e inchadas são varizes. A veia varicosa é uma veia doente, que prejudica a circulação e pode causar sintomas como dor, peso, cansaço, inchaço e outras alterações. Para que sejam consideradas varizes, elas devem ser visíveis, palpáveis, dilatadas e tortuosas. Portanto, não é porque a veia é grande e inchada que o paciente tem varizes”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima. 

    Segundo o especialista, pacientes que realizam atividade física intensa e regularmente costumam ter veias grandes e inchadas (em função apenas disso, nenhuma relação com varizes). As veias “saltadas” nesse caso específico se justificam pelo fato do corpo precisar de um maior fluxo de sangue durante o esforço físico, o que causa a dilatação dos vasos. 

    “Quando a frequência e intensidade do exercício físico são elevadas, o indivíduo pode evoluir com veias dilatadas, sem que isso seja um problema de saúde”, afirma Fukushima. Inclusive, a prática regular de atividade física é uma das principais recomendações para a prevenção e controle das varizes, tendo em vista que combate obesidade e sedentarismo, dois dos fatores de risco mais relevantes da doença.

    Outros fatores de risco a evitar


    De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o
    paciente com varizes e aquele que deseja evitar o problema também deve evitar outros fatores de risco, como tabagismo, uso de hormônios anticoncepcionais e de cintas abdominais apertadas. É recomendado, ainda, não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado, ao longo do dia, e consultar regularmente um angiologista/cirurgião vascular de confiança.  

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

    https://sbacv.org.br/varizes/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes