search
Título

Veias grandes e inchadas sempre serão sinal de varizes?

Pele e Beleza
Varizes

19 de outubro de 2023

Tendo em vista que as varizes são veias dilatadas, isso pode fazer com que se acredite que veias grandes e inchadas sempre serão sinais de varizes. Porém, tal hipótese não condiz com a realidade. Ou seja, veias grandes e inchadas nem sempre serão varizes. É necessária a presença de outras características para estabelecer que uma veia é varicosa. 

Principais características que indicam varizes


“Nem todas as
veias grandes e inchadas são varizes. A veia varicosa é uma veia doente, que prejudica a circulação e pode causar sintomas como dor, peso, cansaço, inchaço e outras alterações. Para que sejam consideradas varizes, elas devem ser visíveis, palpáveis, dilatadas e tortuosas. Portanto, não é porque a veia é grande e inchada que o paciente tem varizes”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima. 
Segundo o especialista, pacientes que realizam atividade física intensa e regularmente costumam ter veias grandes e inchadas (em função apenas disso, nenhuma relação com varizes). As veias “saltadas” nesse caso específico se justificam pelo fato do corpo precisar de um maior fluxo de sangue durante o esforço físico, o que causa a dilatação dos vasos. 
“Quando a frequência e intensidade do exercício físico são elevadas, o indivíduo pode evoluir com veias dilatadas, sem que isso seja um problema de saúde”, afirma Fukushima. Inclusive, a prática regular de atividade física é uma das principais recomendações para a prevenção e controle das varizes, tendo em vista que combate obesidade e sedentarismo, dois dos fatores de risco mais relevantes da doença.

Outros fatores de risco a evitar


De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o
paciente com varizes e aquele que deseja evitar o problema também deve evitar outros fatores de risco, como tabagismo, uso de hormônios anticoncepcionais e de cintas abdominais apertadas. É recomendado, ainda, não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado, ao longo do dia, e consultar regularmente um angiologista/cirurgião vascular de confiança.  

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacv.org.br/varizes/

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que as varizes são mais comuns em mulheres?

Você sabia que as varizes, aquelas veias que acabam ficando deformadas e visíveis a olho nu e que causam inchaço e dores, normalmente nos membros inferiores (pernas e pés), são mais comuns entre as mulheres? O angiologista Carlos Peixoto explica que os culpados são os hormônios e, além disso, aponta alguns detalhes sobre essa condição. […]

Artigos
Varizes: Por que elas podem aumentar durante e após a gravidez?

As varizes são veias disfuncionais que se tornam dilatadas e tortuosas, atrapalhando o bom funcionamento da circulação do sangue pelo corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o problema costuma afetar mais as mulheres e a gravidez é um dos principais fatores de risco para o seu surgimento. Mudanças hormonais […]

Artigos
Cirurgia de varizes: em quais casos esse procedimento deve ser adotado?

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias superficiais, tortuosas e alongadas que surgem como consequência de alterações na circulação sanguínea. Uma das principais formas de tratar esse problema é a cirurgia de varizes. Entenda em que circunstâncias esse procedimento passa a ser a forma de tratamento mais […]

Converse com um dos nossos atendentes