Causadas por problemas na circulação sanguínea, as varizes podem provocar incômodos como inchaço, sensação de peso, ardência e queimação nas pernas, principalmente ao redor dos tornozelos. Alguns cenários podem piorar os sintomas, como ficar muito tempo em pé ou sentado e temperaturas elevadas. Ter o calor como um fator agravante é o motivo pelo qual pacientes com varizes encontram mais desafios durante o verão.
Como o calor age nas veias varicosas
O calor dilata os vasos sanguíneos e, consequentemente, piora a circulação, que é o principal motivo do surgimento das varizes. A circulação do sangue se torna mais lenta e pode causar mais incômodo. Em períodos prolongados de altas temperaturas, como no verão, as paredes das veias podem sofrer micro lesões que resultam no surgimento de novas varizes ou no agravamento das já existentes. Por esses motivos, as varizes devem ser especialmente tratadas durante o verão.
As dificuldades de cuidar das varizes no verão
O calor intenso gera desafios ao paciente com varizes. É importante se manter hidratado e com uma alimentação saudável para evitar o ganho excessivo de peso. Além disso, o angiologista Dr. Jayme Filho afirma: ”Acredito que o principal desafio no verão seja o uso da meia elástica de compressão de forma regular. Outra dificuldade é o uso de filtro solar de forma regular nas varizes para evitar manchas”, afirma o médico.
O inchaço, que é um grande vilão para quem tem varizes, também tende a piorar com as altas temperaturas. ”O calor é a estação do ano que mais provoca edema (que é inchaço) nas pernas. Esse inchaço pode levar a formação de novas varizes se o paciente não tomar cuidado”, explica o angiologista.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacv.org.br/varizes/
Foto: Shutterstock