AchèAchè
    search
    Título

    Varizes: Ficar muito tempo em pé no transporte público piora os sintomas?

    Uncategorized

    Por

    Um dos hábitos que mais compromete o tratamento das varizes, piorando os sintomas envolvidos, é se movimentar pouco, ficar parado durante vários períodos do dia (seja estando em pé ou sentado). Não à toa uma das principais recomendações para controlar o problema é praticar atividades físicas regularmente, mesmo que seja algo de baixa intensidade, como uma simples caminhada. 

    Gravidade é fator relevante para piora dos sintomas


    Ficar muito tempo em pé em qualquer lugar piora os sintomas das varizes. O tempo demasiado que a pessoa permanece com as pernas para baixo, tanto faz se for de pé ou sentada, provoca varizes. Isso ocorre pela falta de atividade muscular nas pernas e pela própria ação da gravidade”, explica o angiologista Jayme Ramos de Almeida Filho.
    É importante que se entenda que as varizes se formam por conta do comprometimento da circulação sanguínea, quando o sangue apresenta dificuldade de subir dos membros inferiores para cima, no sentido do coração. Dessa forma, ele fica concentrado nas pernas, o que contribui para a formação de veias varicosas. A força da gravidade dificulta ainda mais esse retorno do sangue para cima, especialmente quando o corpo fica em repouso.

    Ações para prevenir e tratar varizes


    Inúmeras pessoas passam horas por dia em pé nos transportes públicos e sentadas durante todo o expediente de trabalho, o que, em muitos casos, não tem como ser diferente. Para que os indivíduos não se tornem reféns de sua própria realidade, é importante fazer um movimento de compensação, utilizando as demais horas do dia para manter o corpo em movimento.
    Levantar algumas vezes para esticar as pernas no trabalho também pode ajudar bastante nesse sentido. 
    Além de se manter ativo, é importante adotar outras medidas de tratamento e prevenção, especialmente quando as varizes já se apresentam em estágio acima do inicial. Portanto, não fumar, usar meias elásticas de compressão e manter as pernas para cima são outras medidas relevantes. O tratamento medicamentoso também é essencial, já que beneficia a circulação sanguínea.   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes