search
    Título

    Varizes: confira algumas medidas para melhorar a circulação sanguínea!

    Uncategorized

    Por

    As varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), são um problema decorrente de alterações no funcionamento da circulação sanguínea pelo corpo. Por esse motivo, é comum que as veias se tornem inchadas e tortuosas, podendo causar dores, queimação e sensação de peso nas pernas. Confira algumas medidas para melhorar a circulação sanguínea!

    Praticar exercícios físicos melhora a circulação do sangue

     

    Segundo a angiologista Aline Gaio, praticar atividades físicas regularmente é uma das formas mais indicadas e eficazes para melhorar a circulação sanguínea. “Atualmente, sabemos o quanto é importante realizar exercícios físicos para a parte circulatória, tanto venosa quanto arterial. Então, caminhadas, subir degraus e exercícios feitos com o próprio peso do corpo, flexionando e estendendo as panturrilhas, são formas de trabalhar a circulação mesmo estando em casa”, cita a especialista.
    Para a médica, as panturrilhas são fundamentais para o retorno do sangue das pernas de volta para o coração, já que a contração e o fortalecimento desses músculos durante a prática de exercícios representam um bombeamento a mais na circulação venosa. ”O fortalecimento da musculatura da panturrilha ajuda a prevenir as formas mais graves da doença venosa”, explica a profissional.

    Emagrecer evita sobrecarregar a circulação sanguínea nas pernas

     

    Outras medidas são recomendadas pela SBACV para melhorar a circulação sanguínea e, assim, evitar as varizes, como combater a obesidade e o sobrepeso, não fumar e manter uma dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal. 
    “É indicado também que o paciente com varizes use meias elásticas – caso sejam recomendadas por um especialista após o exame físico -, evitar ficar parado na mesma posição, sentado ou em pé por longos períodos de tempo, e evitar pegar altas cargas de peso, que podem prejudicar as partes circulatória e ortopédica”, alerta a médica.
    Vale lembrar que, para evitar que as varizes provoquem complicações mais graves, é fundamental procurar o auxílio de um angiologista assim que surgirem os primeiros sinais. Um quadro de varizes sem tratamento pode gerar entupimento e inflamação das veias, levando a problemas sérios, como trombose venosa profunda e tromboflebite superficial.

    Dados da
    Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes
    Foto: Getty Images

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes