AchèAchè
    search
    Título

    Subir e descer escadas ajuda ou atrapalha o tratamento para varizes?

    Uncategorized

    Por

    Manter o corpo sempre em movimento está entre as principais recomendações médicas para ter uma boa saúde. Subir e descer escadas em vez de usar o elevador é um exemplo de uma atividade simples de fazer. Mas, será que esse ato pode prejudicar o tratamento para varizes por exigir um esforço extra das panturrilhas, uma área já bastante afetada pela doença? Confira!

    Como as escadas interferem no tratamento para varizes? 


    Segundo o angiologista Jayme Ramos, preferir as escadas em vez do elevador pode trazer benefícios para o tratamento: “O hábito de subir e descer escadas fortalece a musculatura da panturrilha e isso melhora o retorno venoso para o coração, tratando a
    insuficiência venosa e melhorando as condições de veias varicosas”. 

    No entanto, para que o ato de subir e descer escadas tenha o efeito esperado no tratamento para varizes, é preciso que isso seja transformado num exercício físico. Ou seja, é importante fazer essa atividade diariamente e por um tempo maior e não apenas esporadicamente, pelo simples fato de haver escadas em casa ou no trabalho. 

    Fazer exercícios ajuda no controle das varizes


    Vale lembrar que, de uma forma geral, a
    prática de exercícios físicos pode facilitar o tratamento para varizes. No entanto, é preciso prestar atenção ao tipo de modalidade escolhida. “Qualquer atividade sem impacto ou sem estímulos rotacionais intensos, como caminhada, musculação, pilates, natação, ioga e hidroginástica, pode ajudar”, informa Dr. Ramos. 

    Por outro lado, o especialista alerta que esportes de alto impacto, como corridas, futebol e lutas em geral, podem piorar o quadro de varizes. Outros fatores capazes de agravar o problema são o sobrepeso e a obesidade, o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e a falta de controle sobre outras doenças, como hipertensão e diabetes. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes