AchèAchè
    search
    Título

    A obesidade e o sobrepeso facilitam o aparecimento das varizes?

    Uncategorized

    Por

    O aparecimento das varizes se deve a diversos fatores de risco, como a obesidade e o sobrepeso. Naturalmente, o sedentarismo também é um fator de risco para o problema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, evitar ganhos exacerbados de peso é uma das principais formas de prevenção contra as varizes e para conseguir isso é imprescindível se exercitar
    “Obesidade e sobrepeso facilitam o aparecimento das varizes, principalmente por conta do aumento da gordura abdominal – a famosa ‘barriga de chopp’. O motivo é que isso aumenta a pressão abdominal e, consequentemente, dificulta a drenagem de sangue dos membros inferiores”, explica o angiologista Jayme Ramos.

    Outros cuidados importantes para prevenir o aparecimento das varizes

    Contudo, apenas controlar o peso não é o suficiente para prevenir as varizes, pois há outros fatores de risco associados à doença. “A síndrome varicosa é considerada uma situação multifatorial, então não podemos dizer que controlar apenas isso resolve o problema. Mesmo assim, manter-se dentro do peso, diminuindo a pressão abdominal, ajuda bastante na prevenção e no tratamento das varizes”, afirma o médico. 
    Outros cuidados importantes para evitar e tratar varizes: não fumar; buscar uma alimentação balanceada, rica em fibras e em nutrientes variados; evitar ficar muito tempo em pé ou sentado; e utilizar meias elásticas, especialmente durante a gravidez (lembrando que as mulheres são as principais pacientes que sofrem com varizes).

    Tratamento medicamentoso das varizes


    Caso as varizes já sejam uma realidade para você, é importante, além de adotar todas as medidas já citadas, procurar um médico que indique o tratamento medicamentoso mais adequado para a sua situação. O remédio
    ajuda a melhorar a circulação sanguínea por todo o corpo, no intuito de acabar com o acúmulo nos membros inferiores que constitui o quadro de varizes.   

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes