search
    Título

    O tratamento das varizes pode durar a vida inteira?

    Uncategorized

    Por

    As varizes são veias dilatadas ou tortuosas em qualquer parte do corpo, mas localizadas predominantemente nas pernas. Além do incômodo sentido por alguns pacientes devido a sua aparência, as varizes também podem causar dor e uma sensação de peso. A doença requer tratamento para evitar uma piora dos sintomas e, em alguns casos, a adoção das medidas indicadas pelo médico deverá ser feita durante a vida inteira.

    Tempo de tratamento das varizes não está ligado à gravidade da doença


    A síndrome varicosa evolui com o tempo e pode ser agravada por fatores como o uso de medicações, postura e
    sedentarismo. Por isso, o tratamento pode se estender por muitos anos, assim como o tratamento da pressão alta e do diabetes.
    De acordo com o angiologista Jayme Ramos, o tempo de tratamento não é resultado, necessariamente, da gravidade da doença. Ele lembra ainda que existe uma relação entre a genética e as varizes, o que faz com a doença seja mais facilmente desenvolvida ao longo da vida de alguns pacientes, em comparação com pessoas sem histórico familiar da síndrome varicosa.

    Falta de tratamento das varizes pode causar complicações


    Seguir o tratamento à risca pelo tempo indicado pelo médico é importante para evitar alguns perigos à saúde. “O não seguimento do
    tratamento da doença varicosa pode levar a uma série de problemas, tanto no curto, médio e longo prazo. São eles: manchas nas pernas, sintomas de dor, dormência, inchaço, sensação de pernas pesadas e cansadas no fim do dia, coceira nas pernas, desenvolvimento de flebites e tromboflebites”, cita o especialista.
    Além disso, a interrupção do tratamento pode levar ao desenvolvimento de úlceras que funcionam como porta de entrada para infecções que podem se tornar graves e comprometer a saúde do membro afetado. As varizes também estão ligadas ao surgimento da insuficiência venosa que, nos Estados Unidos e na Europa, é uma das maiores causas de afastamento do trabalho.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes