A tromboflebite superficial, também chamada de flebite, é a condição caracterizada pela formação de um coágulo, seguido pela inflamação da parede de uma veia superficial e dos tecidos ao redor. É um problema que causa dor e pode provocar sérias complicações se não for tratado de forma adequada pelo paciente.
Como elas surgem no corpo
A flebite costuma atingir as pernas ou as partes inferiores do corpo e, de acordo com o angiologista João Henrique Fabel, pode afetar veias com ou sem varizes: “O surgimento é mais frequente em veias com varizes, mas isso não quer dizer que não possa ocorrer em uma veia saudável, por exemplo, após uma punção para retirada de sangue”.
As veias com varizes apresentam alterações em suas estruturas que predispõem a formação de um coágulo e de flebite. O problema requer tratamento, especialmente porque as flebites podem piorar o quadro de saúde de uma pessoa com varizes. “A flebite superficial pode se apresentar de uma forma aguda e dolorosa e se manter nessa forma em alguns casos, sendo indicada a retirada cirúrgica do segmento afetado”, explica Fabel.
A importância do tratamento
A persistência do processo de inflamação e endurecimento é uma das possíveis consequências da flebite. Mas o problema pode evoluir para uma trombose venosa profunda e, consequentemente, para uma embolia pulmonar, que pode ser letal em alguns casos. É importante consultar um especialista, já que Fabel afirma que a flebite pode ser um sinal de doenças, como neoplasias, arteriopatias e colagenoses.
Segundo o angiologista, o tratamento escolhido para a flebite muda de acordo com a extensão e gravidade dos sintomas. “O tratamento clínico inclui várias medidas, como ficar de repouso com os membros elevados, usar compressas com água morna, anticoagulantes, anti-inflamatórios e outros tipos de medicamentos”, destaca Fabel. As cirurgias são indicadas para casos graves com risco de evolução do problema.