A pneumonia é uma infecção inflamatória provocada por agentes infecciosos, entre eles vírus e bactérias, que penetram no sistema respiratório, se instalam nos pulmões e atingem também os alvéolos pulmonares. Tanto no caso da bacteriana, quanto no da viral, os sintomas de pneumonia podem ser mais graves em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dados do Ministério da Saúde indicam que a doença foi a principal causa de óbitos infantis no Brasil em 2016.
Ainda que tenha sintomas, ou seja, não há pneumonia silenciosa nem nada do tipo, ela é muitas vezes confundida com outras doenças respiratórias, como gripe, resfriado e bronquite, por exemplo. O diagnóstico da pneumonia, que pode ser feito com um raio-x do tórax, é fundamental para que o tratamento comece o mais cedo possível.
Sintomas de pneumonia: febre alta, tosse e catarro
Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco. Isso pode significar infecção ou alergia, uma vez que quadros alérgicos aumentam os eosinófilos no muco, que são os glóbulos brancos da alergia”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.
De modo geral, a pneumonia também pode provocar febre alta, dor no peito, fraqueza, mal-estar, náuseas e vômito. Tosse seca, assim como tosse com catarro esverdeado, também podem estar presentes em casos da infecção. Segundo o especialista, a pneumonia surge frequentemente como uma complicação de um quadro de gripe que não recebeu o tratamento adequado.
Vacina pode evitar casos de pneumonia
Como principal forma de prevenção, o profissional recomenda a vacinação: “As vacinas para Pneumococo protegem as pessoas do agente que mais frequentemente provoca as pneumonias. Está no calendário de vacinação das crianças e os adultos vulneráveis devem tomá-la também”.
O paciente pode necessitar de internação quando o caso for grave. Nesta situação, a pneumonia pode causar baixa oxigenação do sangue, confusão mental e dificuldade para respirar, além de atrapalhar o bom funcionamento dos rins e provocar alterações na pressão arterial.
Quando pensar em COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus conhecido como SARS-CoV-2, que apresenta principalmente sintomas respiratórios muitas vezes semelhantes a quadros gripais.
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, sendo que alguns pacientes podem apresentar ainda dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Em alguns casos também pode causar tosse com catarro. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
O sintoma que merece maior atenção e que deve ser levado em consideração para que os pacientes procurem imediatamente um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar.
Se você tiver dúvidas sobre os sintomas e diferenças entre a Gripe, Resfriado e Coronavírus, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/comparacao-entre-os-sintomas-resfriado-comum-gripe-e-covid-19
Referências:
- Wei-jie Guan et al. Comorbidity and its impact on 1,590 patients with COVID-19 in China: A Nationwide Analysis. MedRxiv 2020.
- Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3 acessado em 13/04/2020.
- Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/dia-mundial-da-pneumonia-doenca-e-a-principal-causa-de-morte-em-criancas-no-brasil-segundo-ministerio-da-saude/
Foto: Shutterstock