search
    Título

    A pressão arterial varia durante o dia? Isso é normal?

    Hipertensão
    Sintomas

    Por

    A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce enquanto passa pelos vasos sanguíneos. Em pessoas saudáveis, os valores costumam permanecer entre 120×80 e 139x89mmHg, enquanto em pessoas hipertensas ficam iguais ou acima de 140x90mmHg. No entanto, o resultado da aferição da pressão arterial não é fixo e pode mudar ao longo do dia.

    Exercícios físicos e café podem alterar pressão arterial

    Segundo o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira, “a pressão não costuma variar de maneira importante ao longo do dia, a não ser que haja motivos para isso”. Ele cita a prática de exercícios físicos, o consumo de cigarro e café e o uso de medicações como fatores que podem aumentar a pressão arterial durante o dia.
    O café e os energéticos são bebidas estimulantes que contêm cafeína em sua composição. Essa substância, com a liberação da adrenalina, estimula o funcionamento e o rendimento do organismo, aumentando os batimentos cardíacos e elevando a pressão.
    Já durante a prática de exercícios físicos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial aumentam para responder à movimentação e ao esforço feito pelo corpo, embora contribua para o controle da hipertensão no longo prazo. Já a nicotina presente no cigarro estimula a liberação de um composto que também faz a pressão subir.

    Pressão deve ser medida com paciente em repouso

    Por causa dessas variações, a recomendação é medir a pressão estando em repouso e sentado. Vá ao banheiro até dez minutos antes, não faça exercícios na hora anterior e não consuma cigarro ou bebida alcoólica até 30 minutos antes. A pressão deve ser verificada pelo menos uma vez ao ano por quem não sofre de problemas cardíacos.
    Se sua pressão estiver um pouco diferente do habitual, não é motivo para desespero: essas alterações nos números da pressão arterial são consideradas normais, mas o médico faz uma ressalva. “Toda pressão que se eleva para valores iguais ou maiores que 140x90mmHg está alterada e, portanto, deve-se procurar um médico para melhor avaliação”, recomenda Ferreira.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes