search
Título

A caminhada pode ser usada para ajudar no controle da pressão arterial?

Uncategorized

Por

A hipertensão é uma doença cardiovascular marcada por um aumento da pressão arterial acima dos níveis recomendados pelos médicos. É um problema crônico e que precisa ser tratado com medicações e hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação com pouco sal, redução da ingestão de gordura e a prática de exercícios físicos, o que inclui a caminhada.

 

Caminhada é indicada no tratamento da pressão alta

 

“A caminhada é uma atividade importante no processo de combate e também na prevenção da hipertensão arterial. Ela auxilia na vasodilatação, que é a dilatação dos vasos sanguíneos, na perda de peso e no controle do estresse, melhorando o condicionamento físico”, afirma o cardiologista Ricardo Rodrigues. A vasodilatação, vale destacar, ajuda a diminuir a pressão arterial.
O paciente deve buscar orientação médica antes de iniciar a prática de uma atividade para saber como está sua situação de saúde e, assim, evitar riscos. Além disso, o especialista poderá indicar como a caminhada deverá ser feita. “O ideal é andar na velocidade em que se possa conversar, ou seja, em intensidade moderada”, explica o profissional.

 

30 minutos por dia de caminhada já fazem a diferença

 

A recomendação dos cardiologistas é começar sem forçar o corpo, progredindo nos treinos gradativamente, sempre com supervisão profissional. O ideal é praticar por pelo menos 30 minutos todos os dias. Conforme o organismo for acostumando, é possível aumentar esse tempo. Para Rodrigues, não há diferença entre caminhar de manhã ou à tarde.
No entanto, a caminhada não é a única atividade física recomendada para auxiliar no controle da pressão arterial. Os pacientes podem optar também pela corrida, natação e ciclismo. Junto à caminhada, esses exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem está tratando a pressão alta.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes