AchèAchè
search
Título

A caminhada pode ser usada para ajudar no controle da pressão arterial?

Cuidados e Bem-estar
Hipertensão

Por Dr. Ricardo José Rodrigues

3 de novembro de 2023

A hipertensão é uma doença cardiovascular marcada por um aumento da pressão arterial acima dos níveis recomendados pelos médicos. É um problema crônico e que precisa ser tratado com medicações e hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação com pouco sal, redução da ingestão de gordura e a prática de exercícios físicos, o que inclui a caminhada.

Caminhada é indicada no tratamento da pressão alta

“A caminhada é uma atividade importante no processo de combate e também na prevenção da hipertensão arterial. Ela auxilia na vasodilatação, que é a dilatação dos vasos sanguíneos, na perda de peso e no controle do estresse, melhorando o condicionamento físico”, afirma o cardiologista Ricardo Rodrigues. A vasodilatação, vale destacar, ajuda a diminuir a pressão arterial.
O paciente deve buscar orientação médica antes de iniciar a prática de uma atividade para saber como está sua situação de saúde e, assim, evitar riscos. Além disso, o especialista poderá indicar como a caminhada deverá ser feita. “O ideal é andar na velocidade em que se possa conversar, ou seja, em intensidade moderada”, explica o profissional.

30 minutos por dia de caminhada já fazem a diferença

A recomendação dos cardiologistas é começar sem forçar o corpo, progredindo nos treinos gradativamente, sempre com supervisão profissional. O ideal é praticar por pelo menos 30 minutos todos os dias. Conforme o organismo for acostumando, é possível aumentar esse tempo. Para Rodrigues, não há diferença entre caminhar de manhã ou à tarde.
No entanto, a caminhada não é a única atividade física recomendada para auxiliar no controle da pressão arterial. Os pacientes podem optar também pela corrida, natação e ciclismo. Junto à caminhada, esses exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem está tratando a pressão alta.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
caminhada
hipertensão
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?

Pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Se algo der errado, órgãos-alvos, como coração, cérebro e pulmões, podem ser afetados e precipitar infartos e […]

Artigos
Hipertensão: o que explica alguns casos não terem sintomas e outros sim?

Uma das particularidades da hipertensão é o fato de a doença ser silenciosa, ou seja, a maioria dos casos não tem qualquer sinal ou sintoma. Mas, existe uma parcela dos indivíduos com pressão alta que manifesta sintomas. Quais seriam, então, os motivos que levam uma pessoa a ter sintomas e outras não?  Para a cardiologista […]

Artigos
A pressão arterial medida pode mostrar valores diferentes em cada braço?

Você sabia que a pressão arterial não é necessariamente igual nos dois braços? Os valores podem se mostrar discrepantes em uma mesma aferição. Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.   […]

Converse com um dos nossos atendentes