search
    Título

    Hipertensão: quais são as atividades físicas para quem tem pressão alta?

    Uncategorized

    Por

    A prática de atividades físicas produz inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Mantê-lo em movimento ajuda na prevenção de doenças e também em seu tratamento. É o caso da hipertensão. Os exercícios ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade e a fortalecer o sistema imunológico, além de aumentar a quantidade de colesterol bom, chamado de HDL.
    Um paciente que pratica exercícios regularmente obtém maior controle sobre o próprio peso. “Estudos mostram que pessoas hipertensas que praticam atividades físicas regularmente têm mais chance de ter a pressão controlada quando estão em uso concomitante de medicamentos”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. Segundo o Ministério da Saúde, uma perda de 5 a 10% do peso já é capaz de reduzir a pressão arterial.

    Exercícios aeróbicos são os mais recomendados para hipertensos

     

    “As atividades mais indicadas para auxiliar o tratamento da hipertensão são as atividades aeróbicas, como caminhada, corrida de rua, dança, natação e esportes coletivos”, recomenda o profissional. Apenas 30 minutos por dia são suficientes para gerar benefícios à saúde, como o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos e a consequente diminuição da pressão arterial.
    A prática de exercícios físicos é importante ainda para reduzir as chances de ter algumas das complicações da hipertensão, como AVCs e infartos. É o caso das taxas de açúcar no sangue, da qualidade do sono e da quantidade de gordura no abdômen e em todo o corpo, que influenciam diretamente os valores da pressão arterial.  

    Cheque a pressão arterial antes começar um novo exercício

     

    Antes de iniciar qualquer nova atividade física, é imprescindível checar os níveis de pressão. Caso eles estejam muito elevados, será necessário ajustar o consumo de medicamentos anti-hipertensivos para apenas depois iniciar a prática esportiva.
    Durante o esforço físico, é normal a pressão subir e abaixar depois, na fase de repouso. Mas, sem um controle efetivo, os hipertensos podem ter a pressão elevada desproporcionalmente, o que é capaz de colocar a saúde em risco.
    (Foto: Shutterstock)

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes