AchèAchè
search
Título

Quais alimentos são fontes de HDL-C, o chamado bom colesterol?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Ter um colesterol alto não é nada bom para nossa saúde e, por causa disso, temos que driblar este problema. Mas você sabia que nem todo colesterol é considerado ruim? Pois é, e você pode consumir alimentos que são fontes do HDL-C (lipoproteína de alta densidade), mais conhecido como o “bom colesterol”. Saiba como encontrá-lo e como ele atua no organismo.

O “bom colesterol”

O “bom colesterol” ajuda a carregar o depósito lipídico na superfície interna das paredes das artérias, numa espécie de limpeza, para o fígado, onde será eliminado do organismo. E uma das formas de você ajudar neste processo interno benéfico ao corpo é fazendo uma boa alimentação.

“Alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite são fontes de colesterol e a ligação com a proteína de baixa densidade (LDL-C – o “colesterol ruim”) ou de alta densidade (HDL-C) dependerá de fatores internos do nosso organismo, como consumo de fibras e mecanismos que acontecem no nosso fígado”, explica a nutricionista Caroline Codonho.

Xô, “colesterol ruim”!

Para não deixar os níveis do colesterol que é benéfico para saúde caírem, é necessário aumentar o consumo de certos alimentos que muitas vezes ficam à margem das nossas dietas diárias, como aponta a Dra. Caroline: “Devemos aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, sempre que possível com a casca e com pouco cozimento, aumentar o consumo de cereais integrais, sementes e gorduras de boa qualidade (abacate, coco, castanhas)”.

No entanto, vale destacar que esses alimentos precisam ser comidos em grandes quantidades para que tenham o efeito desejado na saúde cardiovascular, por isso, é importante se consultar com um médico para que ele avalie a necessidade da suplementação dessa substância.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoartrite é mais comum em mulheres? Médico explica!

A osteoartrite é o resultado do processo de desgaste da cartilagem que reveste as articulações, provocando dor, inchaço, rigidez e sensação de calor na área afetada. De acordo com o ortopedista e traumatologista Marco Tulio Caldas, inúmeros artigos científicos focados na epidemiologia da doença evidenciam uma maior prevalência da osteoartrite nas mulheres. Anatomia e hormônios […]

Artigos
Paulistana segue tratamento e consegue vencer a insônia causada pela ansiedade

Um quadro de insônia pode ser provocado por diversos fatores, como estresse, ansiedade, hábito de dormir em horários irregulares, idade avançada, consumo de cigarro, álcool e café. No caso da doméstica Rosenilde A. P., de 43 anos, a insônia surgiu a partir do momento em que o tratamento que ela fazia para emagrecer começou a […]

Artigos
Dor, alterações no sono e no peso: Conheça alguns sintomas pouco conhecidos da depressão

A depressão é mais conhecida por provocar tristeza e fazer com que o indivíduo perca o interesse ou prazer pelas atividades que normalmente gostava de executar. Por mais que sejam os mais conhecidos, esses não são os únicos sintomas do quadro. O paciente com depressão também pode desenvolver alterações do sono, dor física e alterações […]

Converse com um dos nossos atendentes