search
Título

Pressão arterial: 12 por 8 é a medida ideal para todas as pessoas?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

Medir a pressão arterial é um hábito que todas as pessoas deveriam ter. E é muito simples: basta utilizar um aparelho medidor em casa ou ir até uma farmácia ou ao consultório de um cardiologista. Os valores indicados dão um rápido panorama de como estão a saúde do seu coração e de todo o sistema cardiovascular. Mas, afinal, qual é a medida normal da pressão arterial?

Valores mais altos da pressão arterial podem ser aceitáveis


“As metas pressóricas estão cada vez mais restritas, mas as evidências científicas ainda são conflitantes. No Brasil, a meta ainda é menor que 130x80mmHg, mas as diretrizes americanas já recomendam valores menores que 120x80mmHg”, afirma o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira. Essas medidas também são chamadas frequentemente de 13 por 8 e 12 por 8.

No entanto, outros valores também podem ser considerados saudáveis, o que varia de acordo com a saúde e até com a idade do paciente. “Existe o que chamamos de aceitável e o que chamamos de ideal, dependendo do caso. Em pacientes de risco cardiovascular baixo e moderado, são aceitáveis valores menores que 140x90mmHg. Já em pacientes de alto risco, devemos manter o objetivo em menor que 130x80mmHg”, exemplifica o médico.

Tratamento da pressão alta deve ser feito rapidamente


Quem atinge uma medida superior à indicada pelo especialista é considerado 
portador de hipertensão arterial e deve iniciar o tratamento adequado. Entretanto, alguns profissionais recomendam que seus pacientes de alto risco deem início ao tratamento mesmo antes de chegar a um patamar hipertenso. O objetivo é manter a pressão sobre controle o mais rápido possível e evitar as complicações da doença.
Ao receber o diagnóstico, o paciente deve buscar um estilo de vida mais saudável. Dr. Paulo César recomenda iniciar um programa de atividade física regular orientado por um profissional e manter uma alimentação saudável, evitando produtos enlatados, embutidos e industrializados, que são ricos em sódio. Outra medida importante é usar corretamente as medicações quando indicadas.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes