A pressão arterial é uma das maiores preocupações do campo da saúde no século XXI. Essa apreensão não é à toa: o Ministério da Saúde estima que mais de 24% dos brasileiros adultos sejam hipertensos. E os números tendem a continuar subindo, chamando uma atenção cada vez maior para a necessidade de prevenção e do maior conhecimento sobre a doença.
Os valores mais adequados
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), os valores indicados para uma pressão arterial ideal em adultos estão em torno de 120x80mmHg e devem ficar abaixo de 130x85mmHg. Atualmente, são considerados hipertensos os pacientes com pressão arterial igual ou superior a 140x90mmHg.
A pressão arterial nas crianças
Em crianças e adolescentes, além da idade, os valores da pressão arterial ideal variam de acordo com a altura do corpo e com o sexo. Os médicos usam uma tabela com números diferentes para meninos e meninas e que levam em consideração também o peso. A partir da análise de cada caso, é possível descobrir os valores adequados da pressão arterial.
A hipertensão pode atingir pessoas de todas as idades, mas segundo a cardiologista Caroline Nagano, ela é mais comum em idosos, especialmente naqueles acima dos 75 anos de idade. “Em adultos entre 18 a 29 anos, o índice de hipertensos é 2,8%, e nos com mais de 75 anos, 55%. O Sudeste é a região com maior prevalência de hipertensão arterial, com 23,3%”, complementa a médica.