search
    Título

    Gripes e resfriados: Afinal, qual é a diferença?

    Uncategorized

    Por

    Sabe aquela dúvida: “estou com gripe ou resfriado?”. Ela faz parte do dia a dia de muitas pessoas que sentem diferença no organismo logo após os primeiros sintomas. Seja por uma tosse interminável, uma febre que está chegando, ou rouquidão, é importante tratar a infecção e entender que, apesar de serem confundidas, elas não são a mesma coisa.

    Para tirar essas e outras suas dúvidas, o pneumologista Dr. Ciro Kirchenchtejn explica a diferença de gripes e resfriados, qual a melhor maneira de se prevenir, o tratamento mais adequado e os tipos de alimentos recomendados para aumentar a imunidade.

    CARACTERÍSTICAS GRIPES RESFRIADOS
    O QUE É Gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Diferente do resfriado, ela provoca reações mais fortes O resfriado é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza
    SINTOMAS  

    – Febre acontece com frequência em crianças, podendo passar dos 40ºC

    – Vermelhidão no rosto

    – Cansaço

    – Tosse com dor muscular e forte dor de cabeça

    – Dor de garganta, nos olhos e nariz escorrendo

     

    – Acomete mais vias respiratórias altas: nariz, ouvido e garganta

    – Febre é rara

    – Tosse e leve dor de cabeça

    – Mal-estar, nariz escorrendo e rouquidão

    DURAÇÃO De 7 a 14 dias De 2 a 4 dias
    TRATAMENTO Tomar líquidos e medicamentos recomendados pelo médico Tomar líquidos e medicamentos recomendados pelo médico
    COMPLICAÇÕES Pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação, doenças crônicas como asma, diabetes , insuficiência cardíaca e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)  Otite, sinusite e asma

    OS TIPOS DE GRIPE:

    Existem três tipos de vírus Influenza:

    TIPO A – É o mais prevalente e ataca o maior número de pessoas. Este tipo se subdivide em H1N1 (a gripe suína) e H3N2 (gripe sazonal).

    TIPO B – Ataca seres humanos e alguns mamíferos aquáticos. Em função do número reduzido de hospedeiros em potencial, não é capaz de surtir grandes efeitos sobre a saúde pública.

    TIPO C – Este tipo é o menos recorrente no Brasil. É comum em seres humanos, cachorros e porcos. Também causa infecções respiratórias leves.

    ALERTA! 

    Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados entre 3 e 5 milhões de casos de gripe e entre 150 mil e 500 mil mortes por ano no mundo. A aglomeração em lugares fechados e sem ventilação para fugir do frio é um dos principais motivos para a proliferação da doença.

    COMO EVITAR A GRIPE

    • Lave as mãos, frequentemente, com água e sabão ou álcool
    • Permaneça, sempre que possível, em ambientes abertos para evitar a contaminação
    • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal
    • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável
    • Procure orientação médica logo que surgirem os sintomas para iniciar o tratamento o mais rapidamente possível
    • Tome cuidado para não encostar a mão em uma superfície contaminada por partículas do vírus
    • Evite a gripe se vacinando antes do inverno

    7 alimentos para aumentar a imunidade


    CAROTENOIDES
    – São pigmentos presentes em alimentos de cor alaranjada e avermelhada, como abóbora e cenoura. Essas substâncias possuem ação antioxidante, aumentando as defesas do organismo. O espinafre e a couve, apesar de verde, também possuem alto teor de carotenoides.

    ALHO – Rico em compostos organossulfurados (responsáveis pelo odor e sabor característicos), apresenta diversos benefícios, entre eles antioxidante e antiasmático. Além de fortalecer a imunidade, é excelente para infecções respiratórias.

    BRÁSSICAS – Este grupo de alimentos inclui brócolis, couve, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, rúcula, agrião e rabanete. Tem ação antioxidante e de prevenção ao câncer.

    LIMÃO – Rico em vitamina C, o alimento garante uma melhora do sistema imunológico. Além de ter efeito antioxidante, melhora o perfil sanguíneo e reduz a inflamação.

    CACAU – Alimento rico em flavonoides, possui ação antioxidante, eliminando radicais e reduzindo a inflamação no organismo.

    CÚRCUMA – É um flavonoide que garante a coloração e diversos benefícios, com potencial anti-inflamatório, anticarcinogênico e ação imunomoduladora.

    GENGIBRE – Os benefícios mantêm a linha anti-inflamatória, antioxidante e de fortalecimento do sistema imunológico, provocando um aquecimento das vias respiratórias e garantindo conforto no tratamento de infecções e inflamações.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes