A tosse é um dos sintomas que mais se associa com diferentes tipos de doenças e que se apresenta de várias formas. Existe a tosse seca e aquela acompanhada de secreção, mais comumente conhecida como catarro, sendo que nesta última a consistência e a coloração do material expelido indicam quadros com características próprias.
Tosse com catarro pode indicar bronquite, asma, pneumonia e até tuberculose
Segundo a imunologista Laira Vidal, a tosse com catarro pode ser sinal de sinusite, pneumonia e asma. Além disso, costuma indicar bronquite, bronquiolite, pneumonia e até mesmo tuberculose. No caso da bronquite, a tosse tende a vir acompanhada de outro sintoma, que é a falta de ar.
Já o catarro verde ou amarelo na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas. “A tosse com catarro esverdeado ou escuro normalmente é sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana”, aponta a médica. Há também a tosse com catarro com sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias.
Tratamento para a tosse deve ser acompanhado por especialistas
Como a tosse, em geral, abrange um espectro de doenças relativamente vasto e com riscos significativos, é fundamental ir ao médico caso não haja melhora em até cinco dias. Com o detalhamento das particularidades do sintoma, o profissional será capaz de investigar e orientar o tratamento adequado (geralmente feito com o auxílio de antibióticos).
Como dito anteriormente, a tosse pode vir acompanhada de outros sintomas e a falta de ar não é o único deles. “Cansaço, febre e inapetência são comuns nas doenças marcadas por tosse com catarro”, completa Laira. Para combater todos esses inconvenientes, o ideal é seguir à risca as recomendações médicas, mas para eliminar especificamente a tosse com catarro, vale fazer nebulização com soro, beber, pelo menos, dois litros de água por dia, tomar chás expectorantes e procurar sempre expelir a secreção (jamais engolir).
Se você tiver dúvidas sobre os sintomas e diferenças entre a Gripe, Resfriado e Coronavírus, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/comparacao-entre-os-sintomas-resfriado-comum-gripe-e-covid-19
Foto: Shutterstock