AchèAchè
search
Título

Uma gripe pode evoluir para uma pneumonia? Por quê?

Pulmão

Por

19 de outubro de 2023

Gripes e resfriados são infecções causadas pela entrada de vírus no sistema respiratório. Esses problemas são considerados bastante comuns e podem provocar febre, tosse, dor de garganta, náuseas e falta de apetite. Por ser mais leve, o resfriado não oferece muitos riscos, mas ainda assim é importante procurar auxílio médico para tratá-lo, assim como a gripe que, por sua vez, pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Vírus da gripe pode facilitar desenvolvimento de pneumonia


“Os vírus que causam a gripe podem determinar a diminuição das defesas orgânicas locais e, assim, favorecer a proliferação de bactérias normalmente presentes na mucosa da boca e do nariz, provocando uma infecção local ou das vias respiratórias como um todo e até uma pneumonia”, explica o pneumologista Mauro Gomes. O médico ainda afirma que a piora do quadro pode levar à morte.

Enquanto casos de resfriado e gripe são desencadeados somente por vírus, os agentes causadores das pneumonias são mais diversos. Além dos vírus, fungos e bactérias que conseguem penetrar no interior dos pulmões também podem provocar a doença. O diagnóstico pode ser confirmado depois da realização de uma radiografia do tórax.

Quais são os sintomas da pneumonia?


“Tipicamente, as pneumonias se desenvolvem depois de uma gripe e geram tosse, expectoração de catarro verde ou amarelo e mal estar geral”, alerta o especialista. É comum ainda haver febre alta e de evolução rápida, em poucos dias ou até horas. Fraqueza, falta de ar e dores no peito também podem estar presentes, assim como alguns sintomas da gripe.

De acordo com o Dr. Mauro, o combate a qualquer pneumonia é feito com o uso de antibióticos. O tratamento pode ser realizado em casa, tomando-se os antibióticos por via oral, ou dentro de um hospital em regime de internação. Existe uma série de critérios de gravidade que o médico deve avaliar ao fazer o diagnóstico de pneumonia para definir o melhor local de tratamento e o antibiótico ideal a ser utilizado. O paciente costuma melhorar em até quatro dias.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre […]

Artigos
Embolia Pulmonar: Um Guia Completo sobre Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção

A embolia pulmonar é uma condição grave que ocorre quando uma ou mais artérias pulmonares são obstruídas por um coágulo sanguíneo ou outras substâncias, como gordura, células cancerosas ou bolhas de ar. Essa obstrução impede a passagem adequada do sangue para o pulmão, resultando em uma série de sintomas e complicações potencialmente fatais. Neste guia […]

Artigos
O tabagismo pode favorecer um quadro de diabetes?

O tabagismo é uma das maiores causas de óbitos ao redor do mundo, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável. O ato de fumar e a exposição passiva à fumaça tóxica do cigarro favorecem o surgimento de diversas doenças, como a hipertensão e até mesmo o diabetes. […]

Converse com um dos nossos atendentes