AchèAchè
    search
    Título

    Quais os melhores tratamentos e prevenções contra vermes e parasitas intestinais

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dra. Diana Ventura

    10 de junho de 2019

    As parasitoses intestinais são, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), um problema de saúde grave entre os países em desenvolvimento. São infecções causadas por vermes e protozoários que se depositam no intestino humano. Para aliviar os sintomas e evitar complicações, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento, que não costuma demorar muito para fazer efeito.

    Principais medidas de tratamento contra vermes e parasitas intestinais

    Segundo a Doutora Diana, uma das melhores medidas é a prevenção, que envolve hábitos para evitar a auto-infestação. É importante manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão, mas principalmente antes de comer e manipular alimentos e depois de ir ao banheiro. Atente-se também a:

    • Manter o ambiente sempre limpo, lavar o banheiro ao menos 1 vez na semana;
    • Não compartilhar itens pessoais;
    • Não roer unha ou levar objetos do dia-a-dia a boca;
    • Lavar a mão frequentemente;
    • Limpar diariamente o celular;

    No entanto, o uso de medicações também é uma parte importante do tratamento contra vermes e parasitas. Em geral, é feita a administração de anti – parasitários que devem ser prescritos por médicos. Por esse motivo, faz-se importante consultar um especialista.

    Tratamento específico

    “O tratamento depende da idade do paciente, do tipo de parasitose intestinal e do quadro clínico. Cada parasita responde melhor a um certo tipo de tratamento, por isso, a pesquisa e diagnóstico específico da parasitose antes do tratamento são tão importantes”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros. A indicação de antiparasitários de amplo espectro é feita quando for difícil fazer exames para detectar o tipo exato de parasita. 

    Já para o tratamento da giardíase, por exemplo, os médicos indicam o uso de substâncias tóxicas a alguns tipos de bactérias e protozoários, prejudicando a síntese de seu DNA. Nas crianças, a medicação deve ser repetida alguns dias após o primeiro uso e alguns profissionais recomendam também o tratamento dos familiares.

    Tratamento para vermes e parasitas promove melhora em poucos dias

    “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.  

    Já a duração total do tratamento contra vermes intestinais varia de acordo com o tipo de parasita. “Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

    Tags
    higiene
    parasitas intestinais
    tratamento contra parasitose
    vermes
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes